A Câmara de Bragança aprovou hoje por unanimidade um pedido de esclarecimento sobre a presença da Legionella no hospital da capital de distrito em que são reclamadas medidas para solucionar o problema.
A iniciativa partiu dos dois vereadores do PS e foi aprovada pela maioria social-democrata e é dirigida ao Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Nordeste, a entidade que gere as unidades de saúde do distrito de Bragança.
A ULS Nordeste divulgou que foi detetada, na quinta-feira, na água do hospital de Bragança a presença da bactéria sem registo de casos de doença, depois de em 2011 uma situação idêntica ter infetado três doentes, dois dos quais acabaram por morrer.
A Câmara de Bragança pretende que a administração da ULS Nordeste dê mais esclarecimentos tendo em conta "já não ser a primeira vez que acontece, que a canalização e o sistema de aquecimento de águas desta unidade de saúde já terá seguramente mais de 40 anos e que estas ocorrências podem conduzir a um grave problema de saúde pública".
Nesse sentido, a autarquia pretende saber quantas análises positivas da bactéria foram registadas nos últimos cinco anos, e qual a periodicidade com que essas análises são realizadas.
Questiona ainda se os tratamentos efetuados pelas empresas do setor têm sido eficazes e se foi equacionada a possibilidade de remoção total do sistema de aquecimento de água e respetiva canalização.
Os eleitos autárquicos querem ainda saber se já foi exposto à tutela o sucedido e que medidas foram tomadas para garantir a segurança de doentes, utentes e colaboradores e por parte da Autoridade de Saúde Pública a fim de resolver esta situação descrita como "recorrente".
Num comunicado enviado, na sexta-feira, às redações, a administração da ULS Nordeste garantia que "foram tomadas de imediato todas as medidas necessárias -- e em conformidade com as orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde -- no sentido da erradicação daquele agente".
Sem especificar que medidas foram adotadas, a administração indicou apenas que «visaram "a garantia da qualidade química e biológica da água e da segurança de todos os doentes internados naquela Unidade Hospitalar".
Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário