Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Aranha

Museu: Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário: 1098
Supercategoria: Arte
Categoria: Ourivesaria
Denominação: Aranha
Autor: Desconhecido
Datação: XVIII d.C.
Matéria: Prata dourada.
Dimensões (cm): altura: 6,4; diâmetro: 12; 
Descrição: Hastil, em prata dourada, destinada a proteger do vento a hóstia durante a celebração das missas campais. Em forma de campânula, com doze raios curvos assemelhando-se a uma aranha. Tem gravados os nomes dos Apóstolos nos raios e no círculo intermédio apresenta também gravadas flores. Ao centro é rematada por uma cruz em forma de balaústre com acantos incisos na base. Assentava sobre almofada de veludo.
Incorporação: Outro - Fundo Antigo do Museu

Direção Geral do Património Cultural

Sem comentários:

Enviar um comentário