Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Passeio Pedestre explora antigos processos de produção de cal

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé, contínua a promover, mensalmente, passeios pedestres com o objetivo de divulgar a história, património e cultura do concelho ao mesmo tempo que estimula a prática de estilos de vida saudáveis e diversifica a oferta turística existente.

Vai ser assim no dia 28 de fevereiro, com o passeio a fazer-se pelo Trilho do Forno da Cal. Um percurso que se inicia em Gebelim, em pleno coração da Serra de Bornes e que tem como principal atração um antigo forno de produção de cal. Desativado desde a década de 50 do séc. XX, este forno assumiu-se com um local importante na produção de cal e fonte de rendimento para os habitantes da freguesia de Gebelim. 

Facto curioso é a existência de calcário a cerca de 1000m de altitude. Esta e outras curiosidades podem ser satisfeitas durante o passeio do próximo sábado, que se assume também como uma visita guiada, que vai dar a conhecer a história deste forno, mas também dos locais que os participantes vão percorrer ao longo dos 5kms do percurso. Trata-se dum percurso denominado de Pequena Rota (PR), circular e de dificuldade fácil. 

O ponto de encontro para partir à descoberta deste Trilho é, como habitualmente, a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. A concentração está agendada para as 09.00h. 

Recorde-se que Alfândega da Fé tem, atualmente, 9 percursos pedestres, marcados e sinalizados de acordo com as diretrizes internacionais. Esta rede Municipal de Percursos Pedestres veio responder à procura crescente deste tipo de ofertas, quer pelos turistas, quer pelos locais. A isto junta-se a organização de passeios, muitas das veze temáticos, promovidas pela Câmara Municipal. Iniciativas que têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos e que permitem dar a conhecer o território junto dos visitantes, mas também dos Alfandeguenses. 

Sónia Lavrador

Sem comentários:

Enviar um comentário