Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Santuário de Balsamão recebeu jovens em retiro

No dia 21 de fevereiro de 2015, seguindo a proposta do SDPJV de Bragança-Miranda, 50 jovens subiram o cabeço de Balsamão para participar no retiro de jovens.

Dando corpo ao tema lançado pelo  Bispo D. José Cordeiro para este ano pastoral – Ano da Bíblia, este dia de encontro, oração, fraternidade e formação bíblica decorreu sob o lema: Escuto-Te e… arrisco. 

Na primeira parte da manhã houve tempo para variadas dinâmicas, ao longo dos claustros do Convento, no sentido de completar um puzzle com as etapas da Lectio Divina: o BI da Lectio Divina. Em cada fase da Lectio era desenvolvida uma atividade e entregue uma etiqueta com as quais cada jovem foi construindo um caminho. Na aprendizagem deste percurso espiritual de oração da Palavra, cresceu também a inter-relação ente os jovens e a familiarização com a Palavra de Deus. 

Feita a descoberta do que é o método da Lectio Divina, o grupo seguiu depois para a prática concreta do mesmo através da passagem bíblica proposta na liturgia do dia: Lc 5, 27-32. Após o momento da Statio, com a invocação do Espírito Santo e um breve tempo de oração pessoal e de escuta, fez-se a leitura da Palavra, Lectio. Posteriormente decorreu a meditação da mesma através da exploração do texto bíblico num tempo de formação. 

Após a partilha do almoço houve, ainda mediante a Palavra escutada pela manhã, um tempo forte de oração, Oratio. Em pequenos grupos partilhou-se a riqueza da Palavra de Deus e o percurso feito até ao momento, nomeadamente na interpelação que o Senhor faz através da passagem Bíblica rezada, Collatio. Dando-nos conta que, muitas vezes a nossa relação com Deus é “desajeitada” e temos receio de nos aproximarmos Dele e da Sua Palavra, explorou-se seguidamente a letra do tema: Balada do desajeitado (dos Quadrilha) com a visualização de um filme e a transposição do tema para a nossa vida espiritual. Também com a ajuda de um texto interpelador de Giovanni Papini, demo-nos conta que é urgente arriscar, deixar tudo e seguir o projecto que Jesus sonha para nós, a felicidade. 

Na capela do Convento, o grupo reuniu-se  para se colocar diante de Deus e deixar que Ele nos conduza, transforme e converta através da Sua Palavra. Surge no grito do silêncio da oração o imperativo: arrisca! 

 "E agora? Já no final do percurso/dia é tempo de agir, deixar que a Palavra escutada, meditada, partilhada e rezada se torne vida e nos leve a agir em gestos concretos do nosso dia, Actio. Foi então que cada um construiu um postal para trocar com um elemento do grande grupo com o poema “Escuto” de Sophia de Mello Breyner, proposto na Carta Pastoral de D. José Cordeiro para o Ano da Bíblia. Seguiu também, para o nosso Bispo, um postal construído por todos. 

Na escuta da Palavra, através do método da Lectio Divina, descobrimos o Deus que nos fala, abraça, converte, perdoa e faz festa, pois “caminho como quem é olhado, amado e conhecido/ e por isso em cada gesto ponho/ solenidade e risco” (Sophia de Mello Breyner). Nós escutamos(-Te) e… arriscamos!"

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário