Quinze mulheres do distrito de Bragança foram homenageadas este fim-de-semana, assinalando desta forma o Dia Internacional da Mulher, que se comemorou ontem.
O Partido Socialista homenageou 12 mulheres, uma por cada concelho, pelo seu trabalho desenvolvido em várias áreas da sociedade, num almoço que juntou cerca de 500 mulheres.
Uma delas foi a eurodeputada Ana Gomes que sublinhou que é necessário que para que haja progresso é necessário que mais mulheres assumam lugares de direcção. “Têm que perceber que as nossas sociedades só são verdadeiramente democráticas e só se desenvolvem, só se aproveitam devidamente os talentos de todos, se aproveitarem as capacidades das mulheres e as puserem em lugares de direcção, a todos os níveis: nas empresas, nas instituições, na política…
Precisamos de mais mulheres na direcção para compensar a testosterona fora de controlo que há por aí e que explica, por exemplo, a crise económica e financeira”, considera a eurodeputada.
Já no sábado à noite, a União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo, em Bragança, organizou um jantar de comemoração do Dia da Mulher onde também puderam participar homens e que juntou mais de 200 pessoas.
Nesta iniciativa foram homenageadas três mulheres que se destacaram pelo seu trabalho na área política, de educação e área social. Alice Borges, Maria do Amparo Alves e Eduarda Siza Vieira consideram que ainda há muito por fazer na questão da igualdade das mulheres. “Para além de trabalhar, somos mães e donas de casa.
O homem desempenha um papel cada vez mais igualitário mas o nosso modelo ainda assenta muito no papel que a mulher tem. Há determinadas funções que só são da mulher e aí é complicado exercer cargos políticos porque eles consomem muito tempo”, sublinha Alice Borges.
Ontem foi ainda analisado o papel da mulher na agricultura e no desenvolvimento rural e sustentável, no Teatro Municipal de Bragança. Estava prevista a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, que acabou por ser substituída pelo secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito.
O representante do governo frisou a necessidade de existirem mais mulheres empreendedoras na área da Agricultura.“O número de jovens agricultoras está a crescer, são cerca de 40 por cento do total, o que ainda não é satisfatório. Mas temos hoje mais técnicas e isso é um bom sinal, de que a actividade profissional da agricultura está a reconhecer cada vez mais o papel que a mulher tem. Eu acho que esse papel sempre foi reconhecido, a mulher é um motor, um dínamo da actividade agrícola, temos é que o reverter para a capacidade de decisão e exposição pública que a mulher merece”, salienta o secretário de Estado.
O número de mulheres a investir na Agricultura tem vindo, no entanto, a aumentar, nos últimos anos.
Na região Norte cerca de 37 por cento das candidaturas ao PRODER, Programa de Desenvolvimento Rural, são apresentadas por mulheres.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário