Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Igreja do século XVI foi recuperada pela Misericórdia de Mogadouro

Igreja do Divino Senhor do Passos
da Misericórdia de Mogadouro,
situada junto do Castelo de Mogadouro
A igreja da Misericórdia de Mogadouro, templo cuja fundação remonta ao século XVI foi restaurada e devolvida ao culto pela Santa Casa da Misericórdia local que também é proprietária do imóvel.

O projecto de recuperação, orçado em 180 mil euros, foi apoiado pela Associação de Desenvolvimento do Douro Superior, Câmara Municipal e Misericórdia local. 

A Misericórdia de Mogadouro entrou com cerca de 50 por cento do valor total do projeto, cabendo às duas outras instituições a restante parte. 

O templo encontrava-se num avançado estado de degradação das suas paredes, altares e outras peças que integram o espólio da igreja que é sobretudo utilizada na época pascal. 

“O telhado estava praticamente a cair, as paredes estavam à beira da derrocada e os altares a caírem”, recorda João Henriques, provedor da santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, citado pela Agência Lusa. 

Na igreja da Misericórdia de Mogadouro, situada em pleno centro histórico da vila, venera-se o Divino Senhor do Passos, sendo uma obra imputada a D. Luís Álvares de Távora que no ano de 1559 a mandou edificar.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário