Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Feira Medieval de Torre de Moncorvo atraiu milhares de visitantes

A vila de Torre de Moncorvo regressou à idade média de 19 a 22 de Março. Com o tema “ Visita régia de D. Dinis a Terras Transmontanas”, esta edição primou pelas recriações históricas destacando-se o cortejo de chegada do Rei D. Dinis, as concessões régias aos moradores de Torre de Moncorvo, o assalto ao castelo, as condenações no pelourinho, a demanda, a audiência geral dos povos, as justas e torneios, o casamento medieval e o cortejo de despedida do Rei D. Dinis.

Envolvendo todo o centro histórico da vila as atividades tiveram lugar no Largo Balbino Rego, Largo General Claudino, Praça Francisco Meireles, Largo do Castelo e Largo do Sagrado Coração de Jesus, onde estavam as dispor dos visitantes 30 mercadores, 30 artesãos e 16 tabernas para repasto do burgo e para apreciação dos sabores da época. De salientar também a representação de velhos ofícios como o ferreiro, o alquimista e o marceneiro.

Uma das grandes novidades nesta edição foi a exibição do musical “A Passagem”, relativo à passagem de D. Dinis por terras transmontanas.

A animação não faltou no decorrer da feira com músicas e danças medievais, animação de rua com mendigos, ciganas, magos, bobos da corte, malabaristas e cuspidores de fogo.

A Feira Medieval de Torre de Moncorvo distingue-se das demais existentes no país devido à grande envolvência da população local, quer seja de associações ou instituições, sendo grande parte dos figurantes pessoas do concelho. Esta tem vindo a afirmar-se progressivamente, contando nesta edição com cerca de mil figurantes trajados a rigor e cerca de 25 mil visitantes.

Nota de Imprensa Câmara Municipal de Torre de Moncorvo  (Luciana Raimundo)

Sem comentários:

Enviar um comentário