Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Feiras dedicadas ao folar superam expectativas

Este fim-de-semana, foram muitos os transmontanos já adquiriram folar, a pensar na Páscoa. A Feira do Folar de Valpaços realizou-se pela 17ª vez.
Os expositores garantem que a qualidade do produto se reflecte nas vendas e a organizou superou as expectativas. 
O presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, acredita que esta foi a melhor feira sempre. “Pela primeira vez, sábado conseguimos esgotar em alguns stands. Foi um sucesso. Eu diria que foi a melhor feira que algum dia se realizou no concelho de Valpaços e continuo a querer acreditar que é a maior feira gastronómica de toda a região Norte”, sublinha.
Presente na abertura do certame, o secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Leal da Costa, enalteceu o impacto económico da iniciativa e a qualidade dos produtos em destaque “para a economia local e nacional”. 
Em Izeda a feira do folar, promoveu este ano, pela primeira vez, o azeite regional. O certame, que se realiza na Escola Básica da vila, tem vindo a crescer em número de expositores, no entanto, o presidente da União de Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, Luís Fernandes, reclama construção de um pavilhão multiusos, de forma a ampliar a feira. “Houve expositores que foram recusados por falta de espaço. Na tenda exterior este ano tivemos de colocar muitos expositores nesta tenda, o que quer dizer que o pavilhão que temos disponível não é suficiente. É uma reivindicação que fazemos para que Izeda possa vir a ter um pavilhão de maiores dimensões que permita albergar esta feira e ajudá-la a crescer”, refere o responsável autárquico.
Uma ideia que não é totalmente posta de parte pelo presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, que sublinha que esse terá de ser um projecto ponderado e que dependerá da disponibilidade de fundos comunitários. “É necessário perceber se há esse crescimento que obrigue a que haja outro tipo de condições”, frisa o autarca. 
Na Feira de Izeda foram vendidos cerca de 4500 quilos de folar. Já na Feira de Valpaços venderam-se cerca de 50 toneladas deste produto, no fim-de-semana. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário