Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 31 de março de 2015

Vida de D. Manuel António Pires reunida em livro

A vida do missionário D. Manuel António Pires, natural de Vila Boa, no concelho Vinhais, está agora perpetuada em livro.
A obra foi apresentada durante as comemorações do centenário do nascimento do antigo bispo da diocese de Silva Porto, em Angola, que decorreram na passada sexta-feira, na sua terra natal. 
Luís Vale, o autor do livro, explica que apesar do protagonismo que este transmontano teve, a humildade foi uma das características que marcou a vida do missionário. “Durante o século XX, D. Manuel teve bastante protagonismo, apesar da sua humildade. Vestia-se e comportava-se como um simples sacerdote, não fazia grande proa da sua profissão ou do seu privilégio episcopal”, sublinha Luís Vale. Uma investigação exaustiva que contou com o apoio de algumas instituições religiosas. 
Luís Vale lamenta, no entanto, que se tenha perdido alguma informação sobre a vida de D.Manuel António Pires.“A informação que consegui reunir não é homogénea. Há períodos em que consegui reunir muita informação, mas há outros em que lhe perco o rasto, não sabendo o que andou a fazer ou o que escreveu. Tudo aquilo que consegui reunir, está no livro, mas tenho a sensação que haveria muito mais por dizer. Há, com certeza, muita informação perdida, no sentido que não se conseguiu reunir”, constata o autor. 
“D. Manuel António Pires, história de vida de um missonário 1915-2015” é o título do livro que reúne os factos que Luís Vale apurou sobre os 84 anos de vida deste missionário. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário