Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Fotógrafos captam imagens do Douro Internacional e Montesinho para reunir em roteiro turístico

Um grupo de fotógrafos amadores e profissionais estiveram este fim-de-semana a registar com um olhar diferente e de máquina em punho alguns dos melhores locais dos parques naturais de Montesinho e do Douro Internacional.
O objectivo é reunir as melhores fotos num roteiro turístico da região. Uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Porte, que ontem se focou no Parque Natural do douro Internacional. Para que a informação sobre o vasto património do Douro Internacional esteja mais facilmente acessível é preciso disparar muitas vezes. 
Estas imagens reflectem o que chamou a atenção de quem está a conhecer e vão guiar outros turistas, integrando um roteiro para promover o Norte do país.
A encaminhar o grupo que ontem visitou e fotografou alguns locais de interesse do Parque Natural do Douro Internacional, segue João Nunes, vigilante do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas destaca diversos pontos de interesse na zona protegida. “Esta região, por ser humanizada, tem a particularidade de ter elementos naturais, mais culturais. Temos uma língua uma cultura, uma arquitectura, um 'modus vivendis' e depois, a nível natural, temos as escarpas do Douro que são de uma riqueza ímpar para a nidificação de várias aves, temos uma flora ímpar. 
E tudo isto são, no fundo, pequenas pérolas que se podem explorar durante todo o ano”, entende o vigilante da natureza. 
Natural de Aldeia Nova, Miranda do Douro, João Luís, que já escreveu um livro sobre a localidade, faz por vezes de guia improvisado. “Muitas vezes, mas não podemos considerar guia eu sou um informador, gosto de informar, sobre o que há aqui na zona e daquilo que mais gosto que é a biodiversidade, que somos muito ricos nesse sentido”, frisa. 
Nuno Rêgo de Valongo é um dos sete participantes. Já tinha estado na região, mas acha que o concurso é uma boa maneira de conhecer melhor o local. “Se calhar com um bocado de pesquisa encontramos mas é uma boa maneira de vir conhecer mais facilmente com o guia, no caso os vigilantes que acabam por ter mais conhecimento”, refere. 
As fotos de Nuno ou de um dos outros 6 companheiros do circuito fotográfico vão ilustrar a paisagem do Douro Internacional mostrando as suas maiores potencialidades num guia. Esta é uma reportagem que pode ouvir esta segunda-feira depois do noticiário das 17 horas e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário