Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Agricultores da região podem receber no mínimo 500 euros

31 mil pequenos agricultores transmontanos podem receber no mínimo um apoio de 500 euros por ano.
Dos cerca de 92 mil existentes no país, 34 por cento dos pequenos agricultores do país estão em Trás-os-Montes. 
Foi esse um dos motivos que levou o Ministério da Agricultura a realizar uma sessão de esclarecimento em Valpaços acerca do novo Regime da Pequena Agricultura. 
Trata-se de uma medida que estabelece como valor mínimo de ajudas um montante de 500 euros. Na prática todos os pequenos agricultores que já receberam um apoio inferior a este montante podem candidatar-se ao regime e ser apoiados com 500 euros. 
O Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, explica que esta região deve tirar partido de ser aquela com maior número de potenciais beneficiários do Regime da Pequena Agricultura e apela aos interessados para se candidatarem rapidamente “para não terem depois problemas de o sistema estar pesado e ficarem à espera”. “Uma das vantagens que o regime tem é que é simplificado, já está pré-preenchida. E qualquer agricultor que tenha recebido menos do que 500 euros no passado, agora recebe um apoio de 500 euros de forma simples”, salienta o responsável. 
Durante a sessão de esclarecimento, ontem em Valpaços, o Secretário de Estado sublinhou que faz sentido dar apoio à pequena agricultura. Para José Diogo Albuquerque esta actividade é fundamental para manter pessoas no Interior. “Nós queremos ajudar na balança comercial e manter pessoas no território. 
A única forma de ter pessoas no interior é ter pessoas na agricultura. Houve quem pensasse o contrário no passado e que importante era o mundo rural e as actividades rurais, mas omeletes sem ovos não é possível”, sustenta. 
Os interessados em beneficiar desta medida devem ser agricultores activos e ter uma superfície mínima elegível de meio hectare. Metade dos agricultores nacionais são considerados de pequena dimensão e podem por isso ser abrangidos pela medida incluída no primeiro pilar da PAC, referente aos pagamentos directos. 
As candidaturas estão abertas até 15 de Maio. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário