Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Alfândega da Fé assinala o Dia Internacional Monumentos e Sítios

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Alfândega da Fé vai dar a conhecer algumas das mais relevantes pinturas murais existentes no concelho, numa visita guiada às capelas de Santo Amaro, Legoinha, e de Santo Antão da Barca. Um programa que vai permitir observar o resultado de projetos de recuperação e restauro das pinturas destes templos.

A visita é conduzida pelo professor Joaquim Caetano, da Faculdade de Letras de lisboa e tem início na Legoinha. No lugar, há muito desabitado, ergue-se a Capela de Santo Amaro. O edifício foi recentemente recuperado pela Câmara Municipal e as pinturas aí existentes alvo de um processo de restauro e conservação. Trata-se de frescos do séc. XVI, evocativos de São Geraldo, com valor do ponto de vista histórico e artístico, que a Câmara quer transformar numa porta de entrada para a Rota turística “Pinturas da Fé”.

Desta rota, fazem também parte o conjunto de pinturas da Capela de Santo Antão da Barca, descobertas aquando da trasladação do templo para o novo local devido à construção da Barragem do Baixo Sabor. Um conjunto datado do Séc. XVIII, representado a vida de Santo Antão, até agora “escondido”. As pinturas foram restauradas e agora estão visíveis na Capela de Santo Antão, no local onde se ergue o atual Santuário. Neste espaço será também possível visitar o Núcleo Museológico do Santuário, onde se pode observar todo o processo que conduziu à trasladação. 

Conhecer, explorar e partilhar, mote do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2015, é também o objetivo desta visita guiada, com início marcado para as 14h30. O ponto de encontro é no Posto de Turismo – Casa da Cultura Mestre José Rodrigues -. 

Recorde-se que o dia internacional dos monumentos e sítios foi instituído a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO em 1983. 

NI CM Alfândega da Fé (Sónia Lavrador)

Sem comentários:

Enviar um comentário