Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Carta Europeia de Turismo Sustentável promete atrair turistas ao Parque Natural de Montesinho

Foi assinada ontem a Carta Europeia de Turismo Sustentável do Parque Natural de Montesinho. A assinatura decorreu no Teatro Municipal de Bragança e envolveu 30 entidades.
Um documento preparado pela Associação Parques Com Vida e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Francisco Braz, presidente da Parques com Vida, explica que este tipo de documento está a ser desenvolvido simultaneamente por quatro parques naturais da região Norte, de forma a prover a divulgação de actividades nestas àreas protegidas. “O Parque Natural de Montesinho e os parques da Peneda-Gerês, o Douro Internacional e do Alvão, têm que ter a sua Carta Europeia de Turismo Sustentável. 
O principal objectivo é dar identidade aos próprios parques a nível das actividades que possam desenvolver, da divulgação, união dos parques, criação de rotas, e actividades diversas que os promotores poderão por em prática”, revela o responsável. 
Paulo Castro, da empresa Ponto Natura que presta apoio a esta candidatura ao galardão da Federação EUROPARC, explica que o documento resulta de uma parceria entre várias entidades da região, de forma a delinear uma estratégia para os próximos 5 anos, que visa a promoção do Parque Natural de Montesinho. “O que nós temos que demonstrar enquanto território é que as diferentes entidades públicas e privadas são capazes de trabalhar juntas, planificando o seu futuro ao nível do turismo sustentável. 
Há um trabalho de planemaento participado pelas câmaras, associações, ICNF e empresários que caracterizaram entre si uma caracterização, diagnóstico, estratégias e objectivos de um território e um plano de ação a cinco anos”, salienta. Para conseguirem esta certificação europeia, os parques terão de reunir as condições necessárias para compatibilizar o desenvolvimento turístico e a preservação do património natural e cultural. O objectivo é atraiar mais turistas ao território do Parque Natural de Montesinho. “Ao integrar essa rede europeia, haverá o reconhecimento das agências de viagens, permitindo que vendam o destino. 
A ideia é que aumente o número de turistas que nos visite e possa haver um desenvolvimento económico associado ao turmos, de uma forma sustentável”, frisa Paulo Castro. 
Para que o processo fique terminado, segue-se uma auditoria externa. A decisão do comité da EUROPARC será conhecida em Novembro. 
Caso as candidaturas sejam aprovadas, o Parque Natural de Montesinho e o Parque Natural do douro Internacional integrarão uma rede europeia constituída por 131 destinos de 16 países. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário