Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Viagem Literária teve lotação esgotada em Bragança

Foi com lotação esgotada que começou em Bragança a Viagem Literária. A iniciativa que é um festival itinerante arrancou este sábado no Teatro Municipal com o escritor Chileno Luís Sepúlveda e o português Valter Hugo Mãe.
O autor de Vila do Conde destaca o facto de a iniciativa que leva escritores a 18 cidades, sem passar por Lisboa ou Porto, descentralizar eventos culturais de âmbito nacional. “Esta viagem deslocando os autores para o encontro do público é uma viagem que reclama o país inteiro, que quer reclamar um país mais extenso do que aquele que é posto a uso”, defende Valter Hugo Mãe. 
A conversa com os dois escritores em Bragança marcou o arranque da iniciativa, no dia 25 de Abril. 
Luís Sepúlveda recordou como recebeu, dentro da prisão, a notícia da revolução portuguesa, a 20 mil quilómetros de distância. “Estava na prisão no sul do Chile, bastante maltratado por militares arrogante e vencedores. Entretanto amanhece o 25 de Abril e um disse uma frase que nunca me esqueci “vocês ganharam em Portugal””, recorda. 
Foi uma viagem por memórias de infância, experiências de vida e pela iniciação na escrita, numa conversa que passou também pela política. 
A viagem continua por mais 18 meses, a próxima paragem será em Vila Real. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário