segunda-feira, 20 de abril de 2015

PSP sensibiliza crianças para a importância da segurança

Sensibilizar as crianças para as questões da segurança e desmistificar a imagem que têm dos agentes da PSP são os principais objectivos da iniciativa “ Um Conto pelas Crianças”, que está a ser desenvolvida pela Polícia de Segurança Pública este ano lectivo.
Em Bragança, as crianças do Centro Escolar de Santa Maria puderam ouvir o 4º conto de uma colecção de dez histórias que têm como protagonista o Falco, a mascote criada pela PSP para este projecto. 
A chefe Marília Borges, da PSP de Bragança, explica que é importante que as crianças percebem que os agentes podem ajudá-las em situações difíceis. “O objectivo é também ver se conseguimos acabar com o ‘polícia papão’ que por vezes os pais falam, para que a criança coma ou para que não se porte mal. Queremos que eles não tenham medo de recorrer à polícia sempre que precisem, que vejam o polícia como um amigo e não como uma pessoa que o queira castigar”, frisa a responsável. 
Há 7 anos a trabalhar para a Escola Segura em Bragança, o agente Carlos Pereira refere que as crianças em idade pré-escolar são as que têm mais receio de lidar com a polícia. “Ainda se encontram algumas crianças com receio, por exemplo, nos jardins-de-infância, há crianças que ainda choram quando veem um polícia. 
Este tipo acções também servem para uma aproximação com as crianças”, constata o agente. Já as crianças do 1º ciclo que ouviram a história “As três primeiras pedaladas”, no centro Escolar de Santa Maria, garantem que sabem que os agentes da PSP são amigos. “Os polícias são bons porque defendem as pessoas. Se nos perdermos, contamos aos polícias e eles encontram a nossa casa”, refere Francisco Oliveira, 7 anos. 
Já Luísa Gouveia, de 6 anos considera que “ os polícias são amigos e fixes”. A PSP de Bragança vai agora agendar uma vista do Falco às escolas da cidade, uma vez que esta mascote nacional ainda não cumprimentou as crianças brigantinas. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário