Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Gestores de Patrimónios Mundiais encontram-se no Douro

Património e Desenvolvimento” é o binómio sobre o qual se centrará o Fórum “DouroValor ”, contando com a presença de representantes de Sítios classificados, pela UNESCO, como Patrimónios da Humanidade. Promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pela Douro Generation – Associação de Desenvolvimento, o Fórum realizar-se-á na próxima sexta-feira, 15, na Aula Magna da academia transmontana.

«O Alto Douro Vinhateiro é um bem cultural e, enquanto tal, deve ser um factor de desenvolvimento. Ao realizar este Fórum, pretende-se contribuir para preservar, valorizar e promover o Douro e encontrar formas de cooperação entre povos, nações e gerações, todas elas implicadas em Sítios classificados pela UNESCO como Património da Humanidade», explica o presidente da Douro Generation, António Martinho. 

O embaixador Lauro Moreira, também representante permanente do Brasil junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vai moderar o debate sobre “Cooperação entre Povos, Regiões e Nações”, que terá como protagonistas Clara Cabral, representante da Comissão Nacional da UNESCO, Sónia Ramos, representante da CCDR-N para o Alto Douro Vinha¬teiro, Jair Fernandes, curador da Cidade Velha [Cabo Verde], Miguel Lage, representante da Fundação Las Médulas [Espa¬nha], Elisabetta Piccioni, presidente do Ministério do Património Cultural e Turismo da Liguria [Itália], Matteo Perrone, representante do Parque Nacional de Cinque Terre [Itália], e José Marques, em representação de Cebu [Filipinas]. «Vamos trazer experiências de fora, que se manifestaram positivas nas regiões onde as classificações já existem há mais tempo», justifica o presidente da Douro Generation. 

O envolvimento destes gestores de Patrimónios Mundiais no Fórum “DouroValor” é um passo decisivo para alavancar o World Generation Project. «Será uma primeira iniciativa para a cooperação, numa perspectiva de conhecer e dar a conhecer cada região, Sítio classificado, projectos de Portugal, da Europa e do Mundo», sublinha o vice-presidente da Douro Generation, Hernâni Gouveia. 

O Fórum “DouroValor”  incluirá ainda um espaço de debate relacionado com o “Património e Desenvolvimento no quadro do Ano Europeu”, onde se destaca a participação do eurodeputado Pedro Silva Pereira e da coordenadora do Centre d'Études et de Recherches Urbaines (ERU asbl) Marie Demanet. «Em pleno Ano Europeu do Desenvolvimento, a missão do World Generation Project é apoiar os Objectivos de Desenvolvimento do Millenium. Por isso, estamos empenhados em realizar acções que promovam o desenvolvimento das regiões, dos povos e das nações onde se inserem os agentes socioeconómicos e os cidadãos dos Sítios classificados pela UNESCO», afirma o vice-presidente da Douro Generation. 

No decorrer do Fórum “DouroValor”, será apresentado o estudo “Estratégias de Valorização Económica do Alto Douro Vinhateiro”, o projecto Mátria, bem como as conclusões do ciclo de Encontros de Reflexão sobre o Douro, que teve lugar em Provesende durante os últimos meses. 

“O Fórum terá tanto ou mais valor quanto mais for participado. Por isso, é importante que os durienses apareçam e partilhem os seus contributos, experiências, ansiedades para rasgar novos caminhos e encontrar novas soluções para o desenvolvimento da região”, conclui António Martinho. 

A participação no Fórum “DouroValor” é gratuita, mas recomenda-se a inscrição prévia. Para tal, basta visitar o website www.worldgenerationproject.com e preencher a ficha de inscrição, enviar um email para forumdourovalor@dourogeneration.com ou ligar para o número 259 092 130. 

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário