Os deputados do PSD do distrito de Bragança, Maria José Moreno e Adão Silva, defendem a implementação de mais medidas para proteger os castanheiros da vespa da galha na região.
Maria José Moreno diz que a castanha é ouro para a economia de Trás-os-Montes, e por isso devia ser criado um programa nacional de controlo para impedir a entrada de plantas não-certificadas.
Contra a vespa da galha, recordo, só a luta biológica é eficaz, e por isso os deputados propõem também que se dêem mais condições às instituições que estão a desenvolver estudos sobre a praga.
Maria José Moreno salienta ainda que o Governo português já está a tomar medidas e que está, até, mais à frente do que os vizinhos espanhóis, mas que não é altura de baixar os braços, principalmente numa altura que em, devido à quebra de produção noutros países, a castanha nacional está bem cotada no mercado.
Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Bragança a apresentarem um projeto de Resolução que recomenda ao Governo a adoção de medidas complementares e de natureza execional para proteger os castanheiros da vespa da galha, que já foi detetada um pouco por toda a região transmontana, inclusive nas zonas DOP.
Recordo que, a nível nacional, os distritos de Bragança e Vila Real representam 80% da produção de castanha. São 40 mil toneladas anuais que geram 70 milhões de euros.
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário