Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Igreja Paroquial de Guíde, em Mirandela, está quase recuperada com dinheiros do plano de Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua.

Está em curso a intervenção na Igreja Paroquial de Guíde/São Mamede, Mirandela, integrada no âmbito do plano de Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua.

O projeto incluiu a remoção da laje aligeirada de cimento do corpo da capela-mor com substituição por uma estrutura de madeira semelhante à da nave e aplicação de nova telha cerâmica. A cobertura da nave foi reabilitada, com tratamento dos madeiramentos estruturais e de teto e substituição da telha cerâmica. 

A estrutura de madeira do coro alto, bastante debilitada, foi alvo de cuidadosos trabalhos de limpeza e beneficiação, com a integração de uma nova escada que fará o acesso entre o mesmo e o piso térreo. 

As caixilharias das janelas serão substituídas por peças desenhadas exclusivamente para o imóvel e será implementado um novo projeto elétrico, com instalação de novos candeeiros, sistema de alerta de intrusão e de segurança contra incêndios. 

A intervenção foi acompanhada por um trabalho cuidado de restauro do teto da Capela-Mor. 

Igreja barroca do século XVIII, a Igreja Paroquial de Guíde/São Mamede ergue-se junto à entrada principal da povoação, sobre plataforma artificial propositadamente efetuada para o templo. É uma igreja de modestas proporções, própria dos contextos rurais transmontanos, de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor retangular, com cunhais de cantaria encimados por pináculos. A fachada principal é de pano único, rasgado axialmente por portal de lintel reto, moldurado, a que se sobrepõe frontão interrompido de aletas. A empena é triangular, truncada a eixo por campanário de dupla sineira de arco de volta perfeita. 

O interior possui alguns interessantes elementos devocionais, concretamente quatro altares laterais, de talha polícroma e que se unem ao arco triunfal, formando composição estrutural harmónica e simétrica. O acesso à capela-mor é em arco de volta perfeita e nela se exibe o retábulo-mor, de talha dourada seccionada por colunas salomónicas características do período áureo do Barroco. 

Sem obras assinaláveis ao longo dos tempos, o templo foi objeto de reformas pontuais na segunda metade do século XX, em concreto uma consolidação do retábulo-mor (1972) e obras de reforço estrutural (1986-88). 

Agora, no âmbito do plano de Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua, está a ser alvo de uma intervenção mais aprofundada desenvolvida pela Direção Regional de Cultura do Norte. 

De acordo com o protocolo assinado, em 2013, entre a Direção Regional de Cultura do Norte, a EDP - Gestão da Produção de Energia S.A. e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua - Associação ADRVT, compete à EDP financiar a valorização de património cultural localizado em Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor, municípios abrangidos pelo Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua. 

A Direção Regional de Cultura do Norte é a entidade responsável pela coordenação e implementação do projeto de valorização do património, que inclui um conjunto de monumentos previamente identificados entre esta entidade e os municípios envolvidos. 

Compete à Direção Regional de Cultura do Norte a elaboração dos projetos de intervenção, o lançamento das empreitadas e respetivo acompanhamento das obras. 

De acordo com as prioridades identificadas, tendo como critérios-base o valor patrimonial e a necessidade de reabilitação, o plano, no valor de 1,58 milhões de euros, prevê intervenções na Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua e a requalificação do Santuário do Senhor de Perafita, em Alijó; a Capela da Misericórdia de Murça, Sítio Arqueológico Cabeço da Mina no concelho de Vila Flor, a Igreja da Lavandeira no concelho de Carrazeda de Ansiães e intervenções nas igrejas de Avantos, Abambres e Guíde.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário