Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Festas de Vila Flor sob chuva de críticas após vídeo de gato a arder

O vídeo de um gato a arder naquilo que é descrito como uma “tradição portuguesa” nas festas de São João da freguesia de Mourão, Vila Flor, causou uma onda de indignação nas redes sociais.
A Associação Midas denunciou hoje, através do seu perfil de Facebook, um caso que está a causar indignação generalizada nas redes sociais e que já chegou a alguns meios de comunicação.

Trata-se de um ritual chamado ‘Queima do Gato’ que é levado a cabo no âmbito das festas de São João, na freguesia de Mourão, em Vila Flor.

O vídeo tem a duração de cerca de 5 minutos e mostra um gato colocado dentro de um recipiente de barro e levantado a alguns metros de altura, num poste. O poste vai sendo queimado até que o recipiente cai, sendo que o animal é atingido pelas chamas.

De acordo com o relatado pela mesma associação, o animal mostra sinais de sofrimento, envolto em chamas após o quebrar do recipiente em barro.

“A Queima do gato é uma festa tradicional portuguesa que tem lugar no Mourão (Vila Flor) durante a época das festas de São João”, estaria escrito na legenda do vídeo.

A filmagem foi publicada no YouTube pelo Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor mas entretanto foi removida.


“A este tipo de festa assistem sempre crianças”, diz a mesma associação, que pede a ação das autoridades para agir em conformidade com a lei.

Sem comentários:

Enviar um comentário