Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo promoveu Encontro “Judeus em Portugal – História e Cultura”

Nos dias 19 e 20 de Junho decorreu em Torre de Moncorvo o encontro “Judeus em Portugal – História e Cultura” na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo.

Além do descerramento da placa do futuro Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues e da assinatura do protocolo de aquisição da antiga sinagoga, realizaram-se intervenções sobre personagens que protegeram os Judeus, alguns Judeus que se destacaram e arquitetura judaica.

Destaque também para a apresentação de livros relacionados com os Judeus, por autores moncorvenses, nomeadamente os livros “Gente de Nação Além e Aquém Côa (Judeus Sefarditas)” de Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues, “ A Família de Winter e a Fuga aos Nazis. A Ajuda do Cônsul Aristides de Sousa Mendes”, de Adriano Vasco Rodrigues, “Jacob (Francisco) Rodrigues Pereira – Cidadão do Mundo, Sefardita e Transmontano” de António Júlio Andrade e “Na Rota dos Marranos de Trás-os-Montes” de Maria Fernanda Guimarães e António Júlio Andrade.

No decorrer do encontro teve lugar uma visita guiada pela Rota do Judeus de Moncorvo, que teve início na Igreja da Misericórdia, local de culto cristão, e passou por vários lugares que demonstram a presença dos Judeus no concelho, nomeadamente a Casa da Sinagoga, a Rua dos Sapateiros, a Casa da Pelicana, a Casa dos Navarros, o tríptico da Igreja Matriz, as cobrideiras de amêndoa, a Praça Francisco Meireles, terminando na Casa da Inquisição, local onde os inquisidores pernoitavam e onde ainda se encontra o símbolo dos jesuítas.

objetoO Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, referiu que este encontro “tem uma vertente cultural que pretende regressar à ancestralidade e raízes de Moncorvo, que em tempos teve esse papel decisivo de ser sede de rabinato.” No que diz respeito à aquisição da sinagoga para instalação do Centro de estudo Judaicos, referiu que “ a decisão foi desde logo entrar de uma forma ativa na rede de Judiarias e depois criar um espaço físico que permita a qualquer estudioso saber onde se dirigir, o que temos e o que pode aproveitar para levar e partilhar, e esse espaço é o Centro de Estudos Judaicos.”

Câmara Municipal de Torre de Moncorvo (Luciana Raimundo)

Sem comentários:

Enviar um comentário