Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Feira do Pão atraiu mais de 1500 pessoas a Samil

Mais de 1500 pessoas passaram ontem pela segunda edição da feira do pão, em Samil, no concelho de Bragança.
A Junta de Freguesia faz um balanço positivo desta edição que apostou num cartaz diversificado com actividades desportivas, culturais e de animação musical, incluindo um passeio BTT nocturno, de cariz solidário, que permitiu angariar cerca de 50 quilos bens alimentares que vão ser distribuídos a uma IPSS da freguesia. 
O presidente da autarquia local, Telmo Malhão, salienta que o pão é um produto tradicional da freguesia e que espera que seja cada vez mais uma imagem de marca desta localidade. “Samil chegou a ter três moinhos movidos a água. 
É uma aldeia com muita tradição na moagem. Nessa época predominavam as famílias numerosas que faziam o pão para consumo próprio. Neste momento, queremos reviver esses tempos e vender o produto genuíno, ou seja, o pão fabricado de forma tradicional”, frisa o autarca. 
Os habitantes de Samil garantem que a feira é um sucesso, não só para vender pão mas também outros produtos da terra. “Esta feira fazia falta para a gente escoar os produtos e ganhar algum dinheiro”, referiu a habitante da aldeia Olinda Celas. 
Já Maria Portela não tem dúvidas de que o pão de Samil é único. “O pão de Samil é diferente por ser no forno a lenha e talvez da forma como se colocam as mãos a amassar. Aprendi com a minha mãe e com a minha avó”, conta Maria Portela. 

paoA feira do pão decorreu ontem em Samil e terminou com dois seminários sobre os novos desafios da agricultura no âmbito do PDR 2020 e a problemática da vespa do castanheiro. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário