Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Festival da Terra Transmontana dá vida à zona histórica de Mogadouro

Terminou este domingo mais um festival da Terra Transmontana em Mogadouro. A animação ao longo de três dias levou cerca de 10 mil pessoas à zona histórica da vila.
Este ano o mote da iniciativa foi uma homenagem ao Capitão Cruz, antigo autarca de Mogadouro, que foi responsável pelo desenvolvimento do concelho a partir dos anos 30. Recriações históricas, um desfile etnográfico, jogos tradicionais, animação musical, e outros espectáculos promoveram a cultura e ritualidades da região. 
Para o presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Francisco Guimarães, esta é uma iniciativa que traz retorno económico à localidade. “Desde a moagem que temos, ao fabrico do pão, ao merceeiro ou as tasquinhas toda essa gente acabou por economicamente ter o seu retorno financeiro com este festival”, destaca. 
O autarca salienta que o resultado do evento organizado pela câmara municipal “foi extremamente positivo. Acho que foi uma aposta ganha, mas o balanço ultrapassou as 10 mil pessoa que nos visitaram nestes dias de grande festa”. Aquele que pretende ser um cartaz de promoção de Mogadouro realizou-se pelo segundo ano consecutivo. A gastronomia esteve também em destaque com algumas casas e pátios particulares a acolherem tascas tradicionais. 
Francisco Santos foi um dos que decidiu durante os três dias do festival abrir um estabelecimento típico na zona do Castelo e refere que “as pessoas aderem e acham muita piada”. 
No próximo ano o tema será outro mas o património cultural será o mote dominante da iniciativa que coloca a zona despovoada do castelo no centro da vila por alguns dias. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário