De 17 a 19 de Julho a vila de Torre de Moncorvo recebe mais uma edição do Festival das Migas e do Peixe do Rio.
Para além das amêndoas cobertas, Torre de Moncorvo é conhecido a nível gastronómico pelas famosas migas e peixes do rio. Esta iguaria é confecionada com os peixes dos rios Douro e Sabor, pescados diariamente na única aldeia piscatória de Trás-os-Montes, a Foz do Sabor, pelos pescadores nos tradicionais barcos rabelos. A atividade piscatória é ainda o sustento de várias famílias desta freguesia, que durante a noite pescam o peixe, e que logo pela manhã entregam nos restaurantes e vendem à população local.
Os peixinhos do rio podem ser apreciados de diversas formas: fritos, em molho de escabeche, assados ou cozidos em posta, mas sempre acompanhados com as famosas migas de peixe.
Os visitantes podem provar este petisco nos restaurantes aderentes, junto à Foz do Sabor no Restaurante Lameirinho e Primavera, mas também nos Restaurantes O Pingo, As Piscinas e A Taberna do Carró em Torre de Moncorvo, e no Bô Café no Larinho.
O programa é variado e conta com as provas do Campeonato Nacional e Europeu de Motonáutica e a apresentação do guia turístico móvel Moncorvo 365. A animação fica a cargo do grupo Ferro Velho, do programa de variedades Feiras e Festas da Rádio Onda Livre e da emissão especial em direto da Rádio Brigantia com animação, artistas ao vivo e passatempos.
O Festival de Migas e Peixes do Rio tem como objetivo promover os pratos de peixes do rio e migas, que são já uma tradição em Torre de Moncorvo, assim como, promover o espaço de lazer e convívio que a Foz do Sabor proporciona aos visitantes.
Aos visitantes aconselhou a visita à Quinta da Terrincha, onde, além de poder apreciar uma paisagem fabulosa sobre o Rio Sabor e o Douro, saboreie os vinhos,os queijos terrincha, os azeites maravilhosos que a quinta produz.Pode ainda pernoitar e usufruir uma refeição deliciosa na Quinta da Terrincha.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário