Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Freguesia da Amendoeira tem história contada em livro

Ontem, foi apresentado um livro especialmente elaborado para relatar a história e a cronologia da aldeia da Amendoeira, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

A ideia partiu de Hermano Santos, e foi materializada em conjunto com a Associação Amendoeira Viva. “Amendoeira – subsídios para a sua história”, o livro, é assinado por Antero Neto, investigador e etnógrafo, um dos nomes mais altos neste momento na área na região. Ele que nos conta até onde foi possível recuar.

No livro participaram ainda Luís Serra e Manuel Cardoso, ambos com raízes na aldeia. O primeiro fala do avô, Manuel Serra; já o segundo recua ao século XVIII, a um antepassado mais distante, o Padre Manuel Caetano Pinto Morais, estudante em Salamanca e regressado depois à terra.

António Gonçalves é presidente da Associação. Antes da entrevista contava que o livro não foi pensado para dar lucro, mas sim para não deixar perder a história da aldeia, que, afinal, tem já muitos anos para trás. Já na conversa gravada, António explica outro porquê do interesse de desenvolver atividades deste género.

A história a levar deste dia, é, pois, que a história, que já é longa, é para preservar, como acrescenta Humberto Trovisco, presidente da Junta de Freguesia.

“Amendoeira – subsídios para a sua história”, foi ontem apresentado, com a presença do autor, Antero Neto, que, desta vez, se debruçou sobre o concelho macedense. Contribuíram também Luís Serra e Manuel Cardoso, para contar um passado às gentes do presente, certamente, a pensar num futuro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário