Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Alfândega e Moncorvo na agenda das Jornadas Europeias do Património

A Torre do Relógio de Alfândega da Fé e as Minas e Museu do Ferro de Torre de Moncorvo vão participar nas Jornadas Europeias do Património 2015.
A iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia realiza-se nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, e envolve cerca de 40 países. O objectivo é sensibilizar dos cidadãos para a importância da protecção do Património. 
A presidente do município de Alfandega da Fé, Berta Nunes, salienta a importância que o património tem a nível turístico e avança que a recuperação do monumento faz parte “da estratégia de criar emprego e riqueza para o território”. “Consideramos que o turismo e conservação do património, como formas de tornar o território atractivo, é muito importante e, por isso, temos vindo a investir na recuperação do património e na sua valorização”, destaca ainda a autarca. 
O historiador Paulo Costa, responsável pelo estudo de investigação da Torre do Relógio, demonstrou que a Torre do Relógio não faz parte do castelo, como se chegou a pensar, foi construída especificamente para albergar o relógio no século passado. 
O investigador diz que a estrutura “tem uma singularidade que a torna uma forte candidata às Jornadas Europeias”. O edifício situa-se na zona mais antiga da vila de Alfândega da Fé. Trata-se, assim, de um exemplo único no distrito, e raro a nível nacional. A requalificação a que foi sujeita, vai ser inaugurada no dia 26 de Setembro, durante as Jornadas Europeias do Património 2015. 
Também Torre de Moncorvo vai ter participação neste evento. Para o dia 25 estão marcadas visitas às Minas de Ferro e ao Museu do Ferro desta vila. Ainda no dia 25, a RIBACVDANA - Associação de Fronteira para o Desenvolvimento Comunitário e a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo inauguram às 17h00 as exposições: “Linha do Vale do Sabor. Futuro em Aberto”,“34 anos de abandono 34 fotografias”, “La raya rota”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário