O presidente do município de Torre de Moncorvo garante que a maioria do parque eólico não será instalada na Zona Especial de Protecção do Alto Douro Vinhateiro.
A Quercus comunicou a semana passada a preocupação em relação à instalação de um parque eólico com 30 torres na Lousa, no concelho de Torre de Moncorvo, e em Carrazeda de Ansiães, que no seu entender ameaça a integridade da paisagem classificada como património mundial da Unesco.
No entanto, o autarca Nuno Gonçalves diz que as acusações da associação ambientalista não o surpreenderam e desvaloriza as críticas.
O Estudo de Impacte Ambiental do projecto esteve em período de consulta pública e o presidente do município moncorvense pergunta-se “se a Quercus se pronunciou ou só veio fazer ruído e “sound-bites” como é hábito ultimamente”. “Os argumentos são os utilizados sempre que há qualquer tipo de investimentos”, salienta. “Alguém informou mal a Quercus, um parque eólico tem como delimitação de estudo e perímetro 5 quilómetros, o que quer dizer que grande parte desse parque, eu diria 90 por cento, está fora do Alto Douro Vinhateiro, a maior parte dos aerogeradores não são visíveis do Douro”, garante Nuno Gonçalves.
O autarca assegura que o estudo de impacto ambiental está a seguir as directrizes comunitárias e exigências de uma região protegida. Mas apesar de considerar a protecção necessária, sublinha que esta zona não pode ficar desprovida de investimentos que melhorem a qualidade de vida da população. “É uma região que tem de ser promovida, mas a qual, apesar da protecção necessária, não pode ficar desprovida de investimentos que façam com que as pessoas que aqui residem possam ter condições”, salienta Nuno Gonçalves.
O autarca de Torre de Moncorvo defende a importância da instalação de um parque eólico com 30 torres que abrange a Zona Especial de Protecção do Alto Douro Vinhateiro. Um investimento no valor de 70 milhões de euros.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário