Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Governo manda LNEC avaliar níveis de gás radioativo em Bragança

Estudo da Universidade do Porto detetou níveis "preocupantes" de radão, um gás radioativo, em creches e primárias do distrito.
O Ministério da Economia mandou o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) avaliar os níveis de radão em creches e escolas primárias do distrito de Bragança, depois de um estudo de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto ter detetado "valores preocupantes" deste gás radioativo e cancerígeno em estabelecimentos da área. A confirmação foi dada ao DN pelo gabinete do ministro Pires de Lima.
"O governo mandatou o LNEC para que, no uso das suas reconhecidas competências técnicas, avalie as situações identificadas no âmbito do estudo hoje apresentado", disse o ministério, acrescentando: "Na sequência dessa avaliação, o LNEC proporá as ações corretivas entendidas como adequadas às diferentes entidades, em razão da matéria."
O radão, reconhecido como a segunda maior causa do cancro pulmonar, a seguir ao tabaco, está presente em várias zonas do país, associado a solos graníticos, e a fisca-lização dos seus níveis, segundo adiantou o jornal Público, é obrigatória nos distritos de Braga, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu e Castelo Branco, mas não em Bragança.
Além da presença deste gás, o estudo de três anos, que abrangeu 58 salas de aula de 25 creches, jardins-infantis e escolas do 1.º ciclo de Bragança e da Área Metropolitana do Porto, confirmou níveis de partículas no ar, causadoras de asma infantil, que ultrapassavam os limites fixados pela Organização Mundial da Saúde em 84% dos casos (54% pela legislação nacional).
Esta não é a primeira vez que uma investigação põe em causa a qualidade do ar em espaços para crianças. Há dois anos, um estudo da Universidade de Aveiro, centrado em 14 escolas do 1.º ciclo de Lisboa - mas que defendia ter "representatividade nacional" -, identificou "níveis alarmantes" de microrganismos causadores de doenças em várias salas de aula e "compostos orgânicos voláteis" em níveis muito elevados numa escola específica. Na altura, nem o Ministério da Educação e da Ciência (MEC) nem a Câmara de Lisboa quiseram pronunciar-se.

Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário