Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Conferência dá a conhecer Augusto Moreno

Apresentar um ilustre transmontano desconhecido foi o objectivo de uma sessão de homenagem a Augusto Moreno, na terra natal Lagoaça, concelho de Freixo de Espada à Cinta.
Foi linguista, pedagogo, poeta e autarca em Bragança, onde dá nome a uma escola. Mas poucos conhecem percurso do homem que nasceu em 1870 e morreu em 1955. 
O escritor Ernesto Rodrigues recordou algumas das facetas de Augusto Moreno. “É uma figura interessantíssima no campo do que se chamava então o consultório da língua portuguesa, e a principal actividade que o deu a conhecer, para lá de professor e dicionarista na qual ele respondia a caso ainda hoje actuais”, refere. 
O próprio espólio literário de Augusto Moreno, não está compilado ou editado, o que contribui para que mesmo os familiares tivessem ficado surpreendidos com alguns dos aspectos revelados sobre ele este sábado. 
É o caso da bisneta, Anabela Gonçalo, que “deu a conhecer um bisavô que não conhecia em parte” dizendo-se “muito orgulhosa e até emocionada”. 
Para contrariar a falta de conhecimento, sobre este e outros transmontanos ilustres, o Município de Freixo criou um ciclo de colóquios que “até ao final do ano vai incluir nomes como Amílcar Paulo, sobre temas do judaísmo, e sobre Virgílio Taborda, geógrafo natural de Poiares”, explica a presidente da autarquia, Maria do Céu Quintas. 
A autarquia de Freixo de Espada à Cinta pretende ainda reunir o espólio de Augusto Moreno, para que fique disponível para consulta. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário