Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Três unidades especializadas em demências deverão ser criadas no próximo ano

O distrito de Bragança pode vir a ter três unidades especializadas em demências, um tipo de valência inexistente até agora neste território.
O director do Instituto de segurança social de Bragança, Martinho Nascimento há projectos para a criação de cuidados diferenciados para utentes com estes problemas neurológicos “em Bragança, Mirandela e Mogadouro, com as respectivas misericórdias. Isto é uma solução que tem de ser trabalhada com a Saúde e Segurança Social. Estamos a trabalhar para que possa ser uma realidade para estes pontos já no próximo ano”.
O responsável adianta que mais de metade da população idosa em lares tem algum grau de demências o que torna este apoio necessário, “porque gera uma pressão enorme sobre as instituições ao nível dos cuidados a ter e da terapia adequada”. 
No caso de Bragança, a Santa Casa da Misericórdia quer instalar uma Unidade Especializada em Demências, no segundo piso da Unidade de Cuidados Continuados que se encontra todo equipado, mas está fechado por falta de acordos. 
O provedor da Misericórdia de Bragança, Eleutério Alves, afirma que tem havido falta de vontade política. “É preciso essa vontade política, porque temos instalações e sabemos que é necessário uma valência destas a funcionar em Bragança para dar resposta à população, há muitas solicitações”, salienta. O provedor afirma que já foi solicitado o acordo mas a resposta foi negativa. 
O Ministério da Saúde publicou em Diário da República, a 29 de Julho, a lista de contratos a celebrar durante este ano mas nenhum está previsto para a região de Trás-os-Montes. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário