Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Ciclo de Conferências Ilustres Desconhecidos dá a conhecer Amílcar Paulo

No âmbito das ações inseridas na estratégia de valorização e promoção de personalidades freixenistas prosseguida pelo atual executivo autárquico, a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta vai organizar, no próximo dia 12 de Março, às 15h00, no Auditório Municipal, uma nova edição do Ciclo de Conferências Ilustres Desconhecidos, tendo como temática Amílcar Paulo, escritor e investigador defensor da causa judaica em Portugal e no estrangeiro.
A Conferência terá como oradores Prof. Dr. Adriano Vasco Rodrigues, especialista em temas judaicos e amigo pessoal de Amílcar Paulo; Dr. José Levy Domingo, que fundou, com Amílcar Paulo a Associação Amizade Portugal Israel, Dr. Pimenta de Castro, Docente de História e especialista nos Judeus de Lagoaça.

Nota Biográfica:
Amílcar do Nascimento Calvo Paulo nasceu no dia 27 de Janeiro de 1929, na freguesia de Miragaia, concelho do Porto, e faleceu nesta cidade, no dia 15 de Março de 1983, com 54 anos de idade. De raízes transmontanas, a sua vida foi profundamente marcada por esta herança familiar. Os seus pais e avós viveram na freguesia de Fornos, concelho de Freixo de Espada à Cinta. 
A paixão pelas suas origens expressou-a em vários passos da sua obra e na forma como se relacionou com a população. Desde muito cedo que os relatos de velhas histórias judaicas, lendas, canções populares, poesias, que escutava de populares e familiares, foram determinantes para a sua opção intelectual. Mais tarde, com diversos estudos de pesquisa e de divulgação, apelava para a defesa e conservação do património histórico-cultural, arqueológico e etnográfico do interior de Portugal, que considerava de inegável valor por traduzirem uma identidade a preservar.

Gabinete de Comunicação da CM de Freixo de Espada à Cinta
Sara Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário