No âmbito das ações inseridas na estratégia de valorização e promoção de personalidades freixenistas prosseguida pelo atual executivo autárquico, a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta vai organizar, no próximo dia 12 de Março, às 15h00, no Auditório Municipal, uma nova edição do Ciclo de Conferências Ilustres Desconhecidos, tendo como temática Amílcar Paulo, escritor e investigador defensor da causa judaica em Portugal e no estrangeiro.
A Conferência terá como oradores Prof. Dr. Adriano Vasco Rodrigues, especialista em temas judaicos e amigo pessoal de Amílcar Paulo; Dr. José Levy Domingo, que fundou, com Amílcar Paulo a Associação Amizade Portugal Israel, Dr. Pimenta de Castro, Docente de História e especialista nos Judeus de Lagoaça.
Nota Biográfica:
Amílcar do Nascimento Calvo Paulo nasceu no dia 27 de Janeiro de 1929, na freguesia de Miragaia, concelho do Porto, e faleceu nesta cidade, no dia 15 de Março de 1983, com 54 anos de idade. De raízes transmontanas, a sua vida foi profundamente marcada por esta herança familiar. Os seus pais e avós viveram na freguesia de Fornos, concelho de Freixo de Espada à Cinta.
A paixão pelas suas origens expressou-a em vários passos da sua obra e na forma como se relacionou com a população. Desde muito cedo que os relatos de velhas histórias judaicas, lendas, canções populares, poesias, que escutava de populares e familiares, foram determinantes para a sua opção intelectual. Mais tarde, com diversos estudos de pesquisa e de divulgação, apelava para a defesa e conservação do património histórico-cultural, arqueológico e etnográfico do interior de Portugal, que considerava de inegável valor por traduzirem uma identidade a preservar.
Gabinete de Comunicação da CM de Freixo de Espada à Cinta
Sara Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário