Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Ministério do Ambiente "entupido" com cartas contra o Plano Nacional de Barragens

Mobilização contra o Plano Nacional de Barragens cresce hora a hora e perto de 700 pessoas já enviaram uma carta ao Ministro do Ambiente, exigindo o seu cancelamento imediato.

O desafio foi lançado pela associação de defesa do ambiente GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, no âmbito do projecto Rios Livres: Diga ao Ministro do Ambiente que não quer mais barragens . Foi a 14 de Março, Dia Internacional de Ação contra as Barragens e para os Rios, a Água e a Vida. Uma semana depois, no dia Mundial da Água, que hoje se comemora, quase 700 pessoas já enviaram uma mensagem a João Pedro Matos Fernandes. 

Fruto do acordo político entre o Partido Socialista e o Partido Ecologista Os Verdes, que ajudou a viabilizar o executivo liderado por António Costa, o Programa do XXI Governo Constitucional prevê “reavaliar o Plano Nacional de Barragens (PNB), no que diz respeito às barragens cujas obras ainda não se iniciaram”. 

Em causa estão as barragens de Fridão (concessionada à EDP), Daivões, Gouvães e Alto Tâmega (integrantes do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, da Iberdrola), na bacia do rio Tâmega, e Girabolhos-Bogueira (concessionadas à Endesa), no rio Mondego. 

Dando cumprimento ao assinado, o Ministro do Ambiente anunciou no Parlamento, durante a discussão do Orçamento de Estado para 2016, que até ao final de março informaria o país sobre os resultados dessa reavaliação. 

Marlene Marques, presidente do GEOTA, é cautelosa na análise a esta decisão. “Infelizmente, esta reavaliação, padece do mesmo obscurantismo que envolveu o todo PNB. Não é público quem são as pessoas ou os organismo públicos que a estão a realizar. Em que pressupostos, dados ou estudos assenta? Que metodologia é seguida? Quem foi ouvido? Onde está a participação das populações locais? Se a análise é apenas de secretaria, tememos que seja só mais uma manobra política. O que lamentamos, porque este Ministro podia fazer a diferença”, argumenta. 

A líder da associação ambientalista prossegue: “Não somos contra barragens porque sim. Somos contra a construção destas novas obras por serem inúteis. Já temos 231 grandes barragens em Portugal. Há anos que defendemos o cancelamento do Programa Nacional de Barragens. Por ser despesista, assentar em pressupostos errados e pelos reduzidos benefícios que traz ao País, face ao seu elevado custo económico, ambiental e social.” 

“Em especial desafiamos o Governo a revogar de imediato o incentivo ao investimento em novas barragens constante na Portaria 251/2012. Até termos notícia de que o PNB morreu vamos batalhar por isso. Esta carta, que lançamos, é uma forma de mostrar ao senhor Ministro do Ambiente que este tema não é pacífico e que tem de ser discutido, evitando a todo o custo a destruição irreversível de património que nos pertence a todos e que é motor de desenvolvimento local: as magníficas paisagens em vias de extinção!”

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário