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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
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quinta-feira, 24 de março de 2016

Túnel do Marão abre a 24 de abril

A “tão aguardada” ligação para Trás-os-Montes está prestes a ser concluída, o que acabará em definitivo com a “barreira mítica” da Serra do Marão que sempre separou o interior do litoral.
Está previsto o Túnel do Marão abrir ao público a 24 de abril, sendo certo que, no máximo, até ao fim do mês e no caso de surgir algum imprevisto, a obra estará completamente concluída. O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) garantiu que o calendário está a ser cumprido, que a construção do túnel de 5,6 quilómetros está terminada e que, agora, só resta completar a fase de testes de segurança e alguns serviços técnicos como a instalação dos últimos equipamentos, entre os quais luzes e sinalização.

António Ramalho lembrou que a IP recebeu a obra inacabada, na sequência da decisão do Governo de resgatar a concessão ao consórcio liderado pela Somague, sublinhando que a obra foi concluída em tempo “recorde".

O responsável destacou, ainda, os "zero acidentes" no decorrer da obra, bem como a poupança de cada português em 100 euros. Isto porque a totalidade dos trabalhos exigiu entre 260 e 280 milhões de euros, menos do que os previstos 340 milhões, permitindo poupar mil milhões de euros.

Quanto às portagens, no contrato de concessão estava previsto o pagamento de 2,85 euros. No entanto, houve uma redução de 30 por cento, o que faz com que a taxa de portagem não ultrapasse os dois euros.

Recorde-se que aquele que será o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, que liga a A4 (Porto/Amarante) à Autoestrada Transmontana, viu a sua construção ser cessada, definitivamente, em Junho de 2011. Dois anos depois, o Estado decidiu resgatar a concessão, tendo encarregue a IP, antiga Estradas de Portugal, de relançar os trabalhos.

Já o presidente da Câmara de Vila Real afirmou que a abertura do Túnel do Marão vai acabar com a "barreira mítica" da serra do Marão e permitir que este território deixe "definitivamente de ser considerado do Interior". Rui Santos disse, ainda, à comunicação social que a Autoestrada do Marão abrirá ao tráfego “seguramente em abril”. Para o autarca socialista, a Autoestrada Transmontana representa um fator de maior aproximação ao litoral e uma ponte de passagem para o resto da Europa.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

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