Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 26 de março de 2016

Exposição de Bronzes e Instrumentos Musicais tradicionais Chineses está patente ao público até ao dia 2 de maio

Inaugurou no passado dia 19 de março, no Museu da Seda e do Território, a Exposição de Bronzes e Instrumentos Musicais Tradicionais Chineses. A exposição faz parte do espólio do Comissário da exposição Paulo Sá Machado, e já percorreu 19 cidades portuguesas, aproximando desta forma Portugal e China.
Maria do Céu Quintas, presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, começou por dizer, no seu discurso, que esta exposição é mais um “momento de afirmação cultural do nosso Município”, recordando ainda os missionários, navegadores e marinheiros que “transmitiram pelo mundo fora os nossos valores e receberam dos Povos orientais pormenores de cultura e de hábitos sociais dignos de realce que ainda hoje perduram e nos aproximam. 

Hoje, a séculos de distância, somos nós que nos encantamos ao observar, na nossa terra, os instrumentos e objetos utilizados à época nas festas, rituais e cerimónias nas terras do oriente.” 

Shu Jianping, Conselheiro Cultural da Embaixada da República Popular da China, enalteceu o facto de Freixo de Espada à Cinta ser uma Terra pequena, mas com muita cultura para oferecer, reforçando o desejo de ver “mais acontecimentos culturais desta envergadura em Freixo” acrescentando ainda que com esta aproximação de Freixo e a China espera que mais “chineses visitem Freixo, uma terra de encantos”.

Após a visita à exposição de Bronzes e Instrumentos Musicais Tradicionais Chineses, comentada pelo comissário da mesma, Paulo Sá Machado, seguiu-se, no Auditório Municipal de Freixo de Espada à Cinta, um concerto que juntou, novamente, a cultura chinesa e portuguesa, numa atuação da maestrina chinesa Lu Yanan como solista da Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta. O concerto foi dividido em duas partes, sendo que inicialmente Yanan brindou o público com música tradicional chinesa, tocando instrumentos tradicionais chineses. A ela juntou-se a Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta, e juntos, interpretaram músicas tradicionais portuguesas.

NI-Sara Alves (CM freixo de Espada à Cinta)

Sem comentários:

Enviar um comentário