Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Ameaça de invasão na Baixa lisboeta. Todos mascarados!

De 5 a 8 de Maio, Lisboa vai andar de máscara, dizem os os promotores do Festival Internacional da Máscara Ibérica: a PROGESTUR - Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural, em parceria com a EGEAC - Empresa de gestão de equipamentos e animação cultural de Lisboa/Câmara Municipal de Lisboa.
Quatro dias de grande diversidade cultural, tropelias e brincadeiras dos caretos e mascarados, com as suas impressionantes, coloridas e criativas vestimentas. 

O ponto alto desta iniciativa, apresentada como o maior evento de Turismo Cultural que se realiza em Portugal, será o Grande Desfile Máscara Ibérica (sábado, dia 7) da Praça do Município para o Rossio, a partir das 16h30. Raramente vistos fora dos seus contextos de origem, 30 grupos (de Portugal, Espanha e um de fora da Península Ibérica) vão reviver na rua a tradição pagã dos rituais da máscaras. Mais de 500 participantes no total.

Quatro dias de grande festa, prometem os organizadores. E ameaçam transformar o Rossio numa Mostra das Regiões: Fumeiro, queijo, doces, licores e compotas, peças artesanais de Portugal e Espanha, espalhados por 30 stands.
Bem conhecidas pelos seus caretos,  Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Lamego e Mira apostam forte num evento que conta com o envolvimento activo de Cáceres e integra o espólio gastronómico, vinícola, artesanal e turístico da Serra da Estrela, Nordeste da Beira, Beira Interior Sul Região Centro, etc. 
A grande praça de Lisboa vai ser literalmente ocupada pelas mais variadas formas de animação de rua, música e danças tradicionais, artesanato ao vivo e tertúlias sobre instrumentos musicais tradicionais.
Concertos de música folk de raiz tradicional europeia, com elementos de fusão entre o ska, reggae e rock, vão marcar as noites de sexta e sábado e a tarde de domingo. no palco aí instalado.
VER PROGRAMA.
Para contribuir para a divulgação e a fixação destes usos e costumes, está a decorrer um concurso de fotografias relativas à edição do ano passado. As 30 fotografias seleccionas, obra de profissionais e de amadores, vão estar em exposição no Teatro Taborda. Paralelamente o público terá oportunidade de escolher a sua fotografia favorita de um lote disponível online. Pode espreitá-as aqui e... aproveitar para votar!

Mas esta vai ser também a oportunidade de descobrir máscaras milenares que andam à solta no Inverno transmontano, saem à rua para quebrar a rotina e comemorar a passagem para a Primavera. Poderá contemplá-las no Museu da Marioneta.

Um programa rico e cheio. Os pormenores não cabiam todos aqui, mas bastará seguir as ligações que lhe fomos deixando. E que servem apenas para abrir o apetite. Porque esta é uma Festa de Rua... e é na rua que a vai poder encontrar, desfrutar e celebrar!

Sem comentários:

Enviar um comentário