Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

STUDOS – Rebista de Lhéngua i Cultura Mirandesa

No próximo sábado, dia 18 de junho, e no âmbito das Jornadas de Língua e Cultura Amadeu Ferreira, vai ser lançada, às 12h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal mirandesa, a STUDOS – Rebista de Lhéngua i Cultura Mirandesa.
Fruto de uma parceria de colaboração entre a Associaçon de Lhéngua i Cultura Mirandesa e a Câmara Municipal de Miranda do Douro, esta revista pretende constituir-se como uma plataforma de convergência para o estudo e divulgação da língua e da cultura mirandesa, em estreita articulação com contextos culturais e linguísticos de proximidade, sendo neste primeira edição colocada em destaque a conexão com as Astúrias, para o que foi decisiva e determinante a cooperação da Academia de la Llingua Asturiana.

A figura do investigador, escritor e divulgador Amadeu Ferreira constitui o tema de abertura, com a publicação de textos que permanecem como referenciais indispensáveis e seminais, deste modo se prestando uma sempre tão necessária como adequada homenagem ao seu labor em prol da Língua e da Cultura Mirandesa.

Abordando vários aspetos da língua e da cultura, trata-se, portanto, de com a sua publicação abrir uma janela para a paisagem da reflexão e da (re)descoberta da língua e das mais diversas e variadas expressões culturais, tendo sempre como horizonte de referência a Terra de Miranda.

Sem comentários:

Enviar um comentário