Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço veio a Bragança mostrar a investigação que se faz em Portugal nesta área

A investigação científica feita por portugueses tem uma importância crescente, no contexto internacional, mesmo em áreas como a astrofísica e as ciências do espaço.
O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), uma das entidades que dá um contributo importante nas actividades científicas, trouxe a Bragança, no passado sábado, uma sessão de divulgação dedicada ao trabalho de procura de planetas exteriores ao Sistema Solar, especialmente aqueles que possam ter condições potencialmente semelhantes à Terra, relativamente às suas estrelas.

Um objectivo fundamental do Ignite IAstro, que decorreu no Teatro Municipal de Bragança, era atrair jovens para este sector da investigação, como frisa João Retrê, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. “Um dos principais objectivos da iniciativa é mostrar a todo o público, mas em especial aos jovens, que realmente em Portugal se faz investigação em astrofísica e ciências do espaço a nível de ponta”, frisa João Retrê, do IA.

Oito cientistas falaram, de modo descontraído e acessível, acerca das suas investigações em ciências do espaço, feitas em Portugal.

O investigador adiantou que hoje em dia, “há vários portugueses que estão envolvidos em diversos projectos importantes” a nível internacional e que se pretende que mais possam chegar a esse nível.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço que realizou em Bragança uma sessão de esclarecimento, participa em múltiplos projectos internacionais e colabora com as agências de exploração do espaço, nomeadamente a NASA e a Agência Espacial Europeia.

Os participantes puderam contactar com informações sobre a formação e a evolução das galáxias e das estruturas invisíveis que suportam a matéria que observamos no Universo. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário