Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Mais de 350 investigadores participaram no Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem no IPB

Mais de 350 pessoas de 16 países participaram nos últimos três dias no Congresso Mundial de estilos de aprendizagem que foi realizado no Instituto Politécnico de Bragança, e que aconteceu pela primeira vez em Portugal. No VII congresso foram debatidos os temas da educação, tecnologias e inovação.
Domingos Gallego, da Universidade Nacional de Educação à Distância, em Madrid, um especialista na área de estilos de aprendizagem, considera que as tecnologias de informação podem ser mais utilizadas como recurso para melhorar a aprendizagem e que os alunos podem aprender mesmo através dos smartphones.

“Uma coisa é que um aluno tenha um smartphone e outra que o possa utilizar para a aprendizagem. O que fazemos é que a tecnologia ajude a aprender de maneira mais fácil, mais efectiva. Se usam os dispositivos continuamente, portanto vamos a tentar ser capazes de que sirva para a prender outros aspectos e conceitos”, explica o investigador que é considerado o pai dos estilos de aprendizagem em Espanha.

A professora Catalina Alonso, também membro da comissão de honra, refere que há cada vez mais interesse pela temática dos estilos de aprendizagem.

“Nestes anos, houve um crescimento e um entusiasmo dos professores motivados, com muita satisfação. Os estudantes que usam esta metodologia têm um rendimento académico maior, estão satisfeitos, há menos abandono e reprovações e todos os níveis”, explica a também representante da Universidade Nacional de Educação à Distância.

Carlos Morais, professor na Escola Superior de Educação do IPB, que faz parte da organização da iniciativa, destaca a elevada participação no congresso que traduz o interesse que demonstrado pelos estilos de aprendizagem até mesmo de investigadores de outras áreas outras áreas.

“Tivemos muitos contributos de muito investigadores várias conferências, apresentações, algumas reunidas num livro. É muito importante porque prova o interesse que o tema está a ter ao nível mundial e está a ser abrangente não só na educação mas também a estender-se a outras áreas”, salienta.

O IPB acolheu nos últimos três dias o VII congresso mundial de estilos de aprendizagem. O próximo acontece daqui a dois anos na Colômbia. 

Olga Telo Cordeiro
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário