Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Alcalde de Puebla de Sanabria acredita que o turismo desta localidade e de Bragança ficaria a ganhar se a Festa da História não coincidisse com o Mercado Medieval

O Alcalde de Puebla de Sanabria, em Espanha, defende uma maior coordenação entre as autarquias e ayuntamientos vizinhos dos dois lados da fronteira, de forma a evitar a coincidência de eventos importantes nas mesmas datas. É o caso da Festa da História, em Bragança, e o Mercado Medieval de Puebla da Sanabria, que decorrem em simultâneo a partir de amanhã até segunda-feira.
José Fernandez Blanco considera essencial que, os eventos passem a realizar-se em datas diferentes, de forma a potenciar o turismo das duas localidades. “Eu penso que temos de sentar-nos à mesa e conversar, de forma a poder ter estas festas no mês de Agosto mas coordenando as datas. Acho que as duas festas não devem coincidir, para que fique a ganhar o turismo, tanto português como espanhol, facilitando o intercâmbio de portugueses e espanhóis É isso que vamos tentar nos próximos anos”, frisou. 

Ainda que haja portugueses e espanhóis que se dividam entre as duas feiras que recriam a época medieval, José Fernandez Blanco, considera que, se as datas não coincidirem, os visitantes permanecem mais tempo nos eventos, contribuindo para o seu sucesso e para a dinamização da economia de cada localidade. “É muito importante que coordenemos as actividades e que nos sintamos juntos em tudo o que fazemos, para conseguirmos sobreviver. Insisto que a coordenação é a chave e as actividades têm de se dividir de forma a permitir visitas mais prolongadas e produtivas” , acrescentou. 

Apesar das várias tentativas de contacto, não foi possível obter a reacção do autarca de Bragança a estas questões.

No entanto, confrontado pela Brigantia com a sobreposição da Festa da História e do Mercado Medieval, numa das últimas edições da Festa da História, Hernâni Dias considerou a sobreposição dos eventos positiva para as duas localidades, dando conta que, mesmo com essa coincidência, as unidades hoteleiras de Bragança conseguem ficar com lotação esgotada nos dias em que decorre a festa. “Acho que os públicos cão a um lado e a outro e isso é bom para nós”, referiu.

Já o alcalde de Puebla de Sanabria referiu ainda que conversou há pouco mais de uma semana com o autarca de Bragança sobre este assunto, à margem de uma reunião com representantes da Junta de Castilla y Léon e autarcas espanhóis, cujo tema principal foi a importância de melhorar as acessibilidades entre Bragança e Puebla de Sanabria, nomeadamente através do prolongamento do IP2.  

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário