A cerveja artesanal Freixo Beer foi premiada no primeiro Concurso Nacional de Cidras e Cervejas. A empresa de Freixo de Espada à Cinta venceu a medalha de ouro na categoria de cervejas artesanais ale engarrafadas e a medalha de prata para a cerveja preta (stout), na categoria de cervejas artesanais especiais.
Para o proprietário da cervejaria, Gilberto Pintado, a distinção reconhece a qualidade que resulta da produção artesanal: só com lúpulo, cevada e água.
“Este prémio vem classificar a nossa cerveja, e valorizar o tipo de cerveja que fazemos que é uma cerveja natural, artesanal, segundo a lei da pureza de 1530, e que está classificada como biológica”, defende.
A produção dos ingredientes usados na cerveja é também feita em Freixo de Espada à Cinta, pela própria empresa, e para Gilberto Pintado este é um dos segredos do aroma da bebida.
“A nossa cerveja distingue-se das outras artesanais porque produzimos os nossos ingredientes e conseguimos conciliar os três tipo de lúpulo e conciliar o aroma, o sabor e a diferença de um produto natural como se fazia antigamente, conseguimos extrair naturalmente a dextrose e a maltose da cevada e não lhe adicionamos açúcares”, garante.
A produção, que começou em 2011, tem vindo a aumentar e actualmente são 3 mil os litros produzidos por ano, que a empresa vende para lojas gourmet e mercados biológicos, no Porto, Lisboa e Aveiro e também em Espanha e França. O proprietário pretende agora modernizar e ampliar a micro-cervejaria.
“Este prémio vem ajudar também e esperamos arranjar mais locais para a disponibilizar ao público. Para já é fácil escoá-la, até não conseguimos responder à procura que temos. Por isso, vamos apresentar um projecto para aumentarmos a produção, a maquinaria, a plantação”, com o objectivo de expansão para novos mercados na mira da Freixo Beer, cuja cerveja artesanal foi distinguida com duas medalhas no primeiro Concurso Nacional de Cidras e Cervejas.
Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário