Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Festival Intercéltico de Sendim aposta em revelar novas promessas e surpreender visitantes

Divulgar os novos grupos da folk emergente, são objectivos do 17.º Festival Intercéltico de Sendim que começa hoje. Ao longo de 3 dias e 3 noites o festival de música leva a terras de Miranda os sons de influência celta, em especial do arco do Atlântico, ou seja, da Galiza, Astúrias e Irlanda, para além de POrtugal.
E é em Miranda do Douro que hoje começam os concertos, com as actuações dos portugueses Andarilho 2.0 e Almez Folk de Castilha la Mancha. Mário Correia, o director do Festival frisa que a principal preocupação da programação foi “revelar novos nomes” e responder “àquilo que espera quem vem a Sendim que quer ser surpreendidos”, na medida em que “o festival não deve servir só para consagrar consagrados”.
O palco dos espectáculos passa amanhã para Sendim. Mas para além de concertos, será variada a animação e as propostas culturais apresentadas aos visitantes.

Com caminhadas pela zona das arribas, conferências sobre a língua e os pendões mirandeses, apresentações de livros, oficinas de pauliteiros, de danças mirandesas e de danças mistas. Um conjunto de actividades paralelas que simultaneamente com as Taberna e Esplanadas Celtas criam um ambiente que contribui para a marca distintiva do festival.

“Procurámos sempre que seja um festival que promova e divulgue a cultura da região do nordeste transmontano, em destaque para o Planalto Mirandês. Desde o início que este festival considerou que as actividades paralelas eram extremamente importantes e as pessoas habituaram-se a vir a Sendim e a esperar muito mais do que os concertos da noite. A animação e o ambiente é absolutamente distintivo em relação aos outros festivais”, refere Mário Correia.

Os mirandeses Trasga, o grupo-revelação da folk irlandesa Full Set, os Naheba, provenientes da Cantábria ou os galegos Pepe Vaamonde Grupo são algumas das bandas que até sábado animam Sendim e Miranda do Douro. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário