Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 14 de agosto de 2016

Festival promove música, tradições e gastronomia do planalto mirandês este Domingo em Santulhão

A aldeia de Santulhão, no concelho de Vimioso, prepara-se para receber a 16ª edição do Festival de Música Tradicional e Celta, no próximo Domingo. Gaiteiros, recriação de actividades tradicionais, gastronomia e até vinho celta, são algumas das componentes da iniciativa.
Tradições e sonoridades do planalto mirandês estão em destaque no Festival de Música Tradicional e Celta, que se realiza no próximo Domingo em Santulhão. A iniciativa conta com o apoio do Município de Vimioso e de Mogadouro. Festivais há muitos mas o de Santulhão tem características especiais. Pelo menos esta é a convicção do Grupo Recreativo Associativo de Santulhão que organiza o Festival de Música Tradicional e Celta.

Cabra Cega, Acorda Pele, Quinteto Reis Gaiteiros do Nordeste, Gaiteiros de Bemposta e Pauliteiros da Póvoa prometem trazer animação a esta aldeia situada entre os rios Sabor e Maçãs. Carla Torrão, da organização do festival explica que o objectivo é também envolver os habitantes da aldeia e proporcionar várias experiencias a quem aparecer na iniciativa. “Além dos grupos que estão no cartaz, todas as pessoas da aldeia que sabem tocar e outras actividades também vão estar presentes. Temos também comidas e bebidas típicas, vai haver jantar convívio, os tradicionais licores, porco no espeto, a tradicional queimada celta, muita diversão e algumas surpresas”, revelou.   

Inspirados na tradição celta, pode-se esperar música, a queimada e até vinho. Sem querer desvendar muito do segredo desta bebida, Carla Torrão e Adrião Rodrigues, que também faz parte do Grupo Recreativo, garantem que vale a pena experimentar.”É segredo (risos) mas podemos dizer que é vinho branco com algumas especiarias. O resto é segredo. Têm que ir lá e provar” referiu Carla. “ O meu cunhado fez alguns estudos sobre esse vinho e ensinou-nos a fazê-lo. È um vinho bastante bom, que bebe bem e é docinho”, acrescentou Adrião.  

Muitas surpresas são esperadas em Santulhão no próximo Domingo, sendo que uma delas vai ser a presença de chefs de cozinha com ligações à terra, que vão confeccionar cogumelos da região.

Ainda na parte gastronómica, se é vegetariano não se preocupe porque a organização tem também pratos a pensar em quem não come carne e peixe. Várias empresas e associações do planalto mirandês vão marcar presença no Festival de Música Tradicional e Celta, contribuindo para a sua dinamização. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário