A aldeia de Santulhão, no concelho de Vimioso, prepara-se para receber a 16ª edição do Festival de Música Tradicional e Celta, no próximo Domingo. Gaiteiros, recriação de actividades tradicionais, gastronomia e até vinho celta, são algumas das componentes da iniciativa.
Tradições e sonoridades do planalto mirandês estão em destaque no Festival de Música Tradicional e Celta, que se realiza no próximo Domingo em Santulhão. A iniciativa conta com o apoio do Município de Vimioso e de Mogadouro. Festivais há muitos mas o de Santulhão tem características especiais. Pelo menos esta é a convicção do Grupo Recreativo Associativo de Santulhão que organiza o Festival de Música Tradicional e Celta.
Cabra Cega, Acorda Pele, Quinteto Reis Gaiteiros do Nordeste, Gaiteiros de Bemposta e Pauliteiros da Póvoa prometem trazer animação a esta aldeia situada entre os rios Sabor e Maçãs. Carla Torrão, da organização do festival explica que o objectivo é também envolver os habitantes da aldeia e proporcionar várias experiencias a quem aparecer na iniciativa. “Além dos grupos que estão no cartaz, todas as pessoas da aldeia que sabem tocar e outras actividades também vão estar presentes. Temos também comidas e bebidas típicas, vai haver jantar convívio, os tradicionais licores, porco no espeto, a tradicional queimada celta, muita diversão e algumas surpresas”, revelou.
Inspirados na tradição celta, pode-se esperar música, a queimada e até vinho. Sem querer desvendar muito do segredo desta bebida, Carla Torrão e Adrião Rodrigues, que também faz parte do Grupo Recreativo, garantem que vale a pena experimentar.”É segredo (risos) mas podemos dizer que é vinho branco com algumas especiarias. O resto é segredo. Têm que ir lá e provar” referiu Carla. “ O meu cunhado fez alguns estudos sobre esse vinho e ensinou-nos a fazê-lo. È um vinho bastante bom, que bebe bem e é docinho”, acrescentou Adrião.
Muitas surpresas são esperadas em Santulhão no próximo Domingo, sendo que uma delas vai ser a presença de chefs de cozinha com ligações à terra, que vão confeccionar cogumelos da região.
Ainda na parte gastronómica, se é vegetariano não se preocupe porque a organização tem também pratos a pensar em quem não come carne e peixe. Várias empresas e associações do planalto mirandês vão marcar presença no Festival de Música Tradicional e Celta, contribuindo para a sua dinamização.
Escrito por Brigantia
Sara Geraldes
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário