Os estacionamentos pagos em Macedo de Cavaleiros não têm funcionado devidamente. Há alguns anos que o sistema de parquímetro, instalado em ruas movimentadas da cidade, está em baixo. As máquinas existem, mas estão constantemente avariadas.
O comércio local parece não se agradar com esta situação. Emílio Cardoso dá voz a esse descontentamento. Tem uma casa aberta na Rua Fonte do Paço.
“O ato de disciplinar os estacionamentos é importante para que as casas comerciais funcionem, não estando viaturas estacionadas das 8h às 18h30, ocupando todos os lugares disponíveis e sendo a rua estreita, uma pessoa que precise, eventualmente, de ver uma coisa com mais um pouco de espaço e tempo, não tem essa possibilidade.
Eu não ponho em causa que as pessoas estacionem, não estão a infringir nenhuma norma e ,caso estivessem, não me competia a mim investigar mas sim às autoridades competentes.
Os clientes vão-se queixando pontualmente, dizem que até poderiam vir mais vezes mas não tenho lugar para parar, está sempre ocupado.”
Quem concorda com a resolução desta avaria é o vereador do PS, Rui Vaz.
“Temos vindo ao longo dos tempos a alertar para o problema dos parquímetros.
Esses equipamentos foram instalados com o objetivo de ajudar o parqueamento para o comércio local.
É sempre complicado não haver estacionamento junto do comércio e junto dos serviços que estão instalados no centro da cidade, vindo os parquímetros, de facto, a resolver este problema.
Esta anarquia que se instalou com a avaria dos parquímetros, com o facto das pessoas não saberem se estão avariados ou não, neste momento a Câmara diz é que já está a correr um processo para que haja a reparação do equipamento que está avariado e, imediatamente ,restabelecer a normalidade do processo do parqueamento pago.”
Também o vereador do CDS-PP, Rui Costa, considera a remota destas máquinas útil para o comércio local.
“É do interesse de todos que os parquímetros estejam a funcionar. Ao disponibilizar o estacionamento vai facilitar que o comércio trabalhe.
Vemos que os carros ficam parados o dia todo aqui no centro da cidade o que impossibilita muito ao comércio fazer algumas vendas por não haver essa disponibilidade.
O município fez um contrato com a empresa que tem vindo a fazer a manutenção das máquinas e vai prepará-las esta semana para estarem funcionais e, ai sim, poder estar disciplinado todo esse estacionamento.”
Duarte Moreno, presidente da autarquia, confirma: a questão do estacionamento pago está a ser resolvida.
“Penso que seja feita já durante esta semana uma revisão a todos os parquímetros que temos, colocando-os a funcionar. Portanto, o objetivo é, de facto, que eles funcionem para permitir que as pessoas que têm mais pressa possam estacionar com alguma liberdade, pagando o estacionamento em si.”
A revisão às máquinas de parqueamento automóvel em Macedo de Cavaleiros deve começar em breve.
Na cidade, há parquímetros na Rua Fonte do Paço, na Rua Dr. Luís Olaio, Rua Pereira Charula, Rua Francisco Sá Carneiro e na Rua Almeida Pessanha, estas últimas situadas junto à Câmara Municipal.
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário