A União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo está a organizar, pela primeira vez, passeios de comboio turístico, a partir da cidadela de Bragança, de forma a promover o turismo e divulgar os pontos de interesse da cidade.
Já há 14 anos que o comboio da junta de freguesia é colocado ao serviço dos turistas, sobretudo no Verão. Agora, o objectivo é partir de um dos locais mais procurados pelos visitantes da cidade, como explica o presidente da União de Freguesias, José Pires.
“O início do percurso é junto à Praça Cavaleiro de Ferreira no período noturno. Durante o dia, o início dos percursos é a partir do castelo, junto do museu militar. É uma forma de encontrar mais turistas a quem podemos a nossa cidade, porque o primeiro passo dos turistas é ir ver o castelo. O que a união das freguesias pensou foi colocar aí o comboio para conhecerem outros pontos da cidade”, refere.
O novo percurso começou a realizar-se este mês e prolonga-se até ao próximo. A União de Freguesias investiu cerca de 10 mil euros no restauro do veículo, de forma a torná-lo mais atractivo e mais parecido com uma verdadeira locomotiva.“Ao fim de 14 anos foi pintado e remodelado, com uma intervenção de fundo, de restauro e reparação, de forma a que as pessoas possam ver nele um comboio atractivo. A união das freguesias escolheu pintá-lo nas cores tradicionais de preto e dourado”, para recordar o comboio antigo.
Nos percursos que partem da cidadela, o comboio turístico tem capacidade para 30 passageiros, já que leva apenas uma carruagem para garantir a entrada, em segurança, na cidadela. À noite, os passeios têm início na Praça Cavaleiro de Ferreira, com o dobro da capacidade, já que são utilizadas as duas carruagens.
O preço normal dos bilhetes é de 2 euros e meio. A duração dos passeios varia entre os 45 minutos e uma hora.
Escrito por Brigantia
Sara Geraldes
Foto: Hélder Pereira
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário