As associações comerciais do distrito de Bragança enfrentam dificuldades financeiras.A demora na aprovação de formações financiadas, a concorrência entre associações ou a concretização de projectos ambiciosos coloca em risco estas organizações.
De acordo com o Jornal Nordeste, no caso da Associação Comercial de Bragança. “há salários em atraso, dívidas ao banco de cerca de 50 mil euros e ao Município”.
Em Mogadouro, a actual direcção garante que já consegui reduzir a dívida de 34 mil euros que Associação Comercial tinha quando o actual presidente assumiu funções em 2015.
Já o presidente da Associação Comercial de Macedo de Cavaleiros garante que actualmente não têm dívidas e critica a sobreposição de interesses das associações.
Em Bragança, a ACISB chegou a encerrar três meses em 2013, devido à falta de verba para pagar o montante exigido pelas finanças relativo ao IVA das obras realizadas no edifício sede da associação.
Um processo que ainda decorre em tribunal mas que o actual presidente, Vítor Carvalho, espera que fique resolvido até ao final do mês.
Actualmente, a dívida ao banco ronda os 50 mil euros, estão em atraso quatro meses de salários dos dois colaboradores que restam na associação e há um ano que a renda mensal de 500 euros não é paga ao município.
Vítor Carvalho tem ainda esperança de arrancar com novos projectos brevemente. “Isso é algo que já vem do anterior governo, a questão do programa Portugal 2020 esteve parado e só agora começa a arrancar. Temos uma série de projectos que foram aprovados e que estão a aguardar pareceres e que irão arrancar a qualquer momento. Isso vai dar-nos algum conforto financeiro e estou convencido que será para breve e quando digo para breve, falo o final deste mês ou do próximo, ou seja, até ao final do ano”, referiu.
O mesmo acontece com a ACISM - Associação Comercial, Industrial e Serviços de Mogadouro. O presidente, Fernando Pais revela que já conseguiu abater a dívida que a associação tinha quando assumiu a presidência em 2015, o que diz ter sido possível graças a uma mudança na gestão da organização. “Sendo a associação uma entidade sem fins lucrativos e tendo por missão defender os interesses dos seus associados, deve ser gerida de forma criteriosa, como uma empresa”, destacou.
Por outro lado, o presidente da Associação Comercial de Macedo de Cavaleiros garante que actualmente não têm dívidas e critica a sobreposição de interesses das associações. “A coexistência é sempre benéfica, se cada um souber ocupar o seu lugar. O problema é quando nos começamos a atropelar e todos a fazer o mesmo trabalho, à procura dos mesmos empresários”, considera.
Rui Fernandes prepara-se para avançar com uma candidatura às eleições do próximo dia 25 de Novembro para novo mandato à frente da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros, uma das mais representativas do distrito, que tem actualmente cerca de 300 associados.
Esta é uma reportagem que pode ler no Jornal Nordeste desta semana.
Escrito por Brigantia
Sara Geraldes
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário