Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

GeoPredial a funcionar em pleno podia aumentar empregos para jovens solicitadores

Há muitos jovens solicitadores no distrito de Bragança, formados pela Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, e a implementação plena do GeoPredial poderia alargar as possibilidades de emprego para estes profissionais.
O GeoPredial é um serviço, que já está em funcionamento, e que permite guardar online uma representação gráfica das propriedades e fazer desta forma prova de posse. Armando Mendes, Delegado da Ordem dos Solicitadores do distrito de Bragança explica mais.

“Há alguns anos a esta parte, a Ordem avança com a criação deste GeoPredial, que é um sistema de georeferenciação da propriedade rústica. Criou-se uma plataforma onde é possível, a pedido dos proprietários, fazendo com que a partir dali se conheçam todas as delimitações corretas da propriedade, evitando os marcos, que muitas vezes desaparecem, ou que foram colocadas de forma provisória, e acabam por ter o mesmo fim, com o correr do tempo e os danos da propriedade.

O que é certo é que temos na nossa região, que tem muito pendor rústico, temos pano para mangas para a implementação deste sistema.”

A forte emigração registada na região acentua as dificuldades referidas por Armando Mendes. Acredita, no entanto, que seriam questões debeláveis. Falta que o projeto ganhe peso jurídico e que o governo abra algumas portas.

“Nada que a dinâmica o tempo não resolvessem.

Precisamos é que se desbloqueiem os ministérios. É preciso que o poder político colabore neste processo, porque mão de obras e vontade temos.

Por exemplo, poderia regularizar a profissão de técnico de cadastro. Faltam acertar alguns pormenores, espero que aconteça brevemente.”

A falta de emprego é um problema transversal aos profissionais do país, acentua Joaquim Baleiras, Presidente Regional do Porto da Ordem, mas a procuradoria ilícita também não tem ajudado.

“O que lhes falta (aos profissionais) é o que atinge a maioria dos portugueses – falta de trabalho.

Mas, no capítulo das profissões jurídicas, como sejam os solicitadores e os agentes de execução, cada um à sua maneira, e ainda os advogados, debatem-se hoje com fenómenos da sociedade transversais, que lhes perturbam o normal exercício da profissão. E falo aqui da procuradoria ilícita. É uma concorrência desleal, asssociada por vezes àquela que o próprio estado faz aos profissionais.”

Declarações à margem do II Fórum dos Solicitadores e Agentes de Execução, que ontem decorreu em Macedo de Cavaleiros.

A sessão foi dirigida a profissionais, mas também à população em geral. Foram ainda apresentados os programas Pepex, que permite aos credores avaliar, online, a possibilidade de reaver os seus bens, e o E-leilões, uma plataforma criada para vendas de penhoras, através de um leilão eletrónico.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário