Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Percursos pedestres prometem atrair mais visitantes à zona da Alta Lombada

O concelho de Bragança tem uma nova rede de percursos pedestres em pleno Parque Natural de Montesinho. A ideia partiu da União de freguesias de São Julião de Palácios e Deilão que criou a rede de percursos pedestres da Alta Lombada.
Uma iniciativa que conta com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Na inauguração dos percursos, no passado sábado, o director do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Armando Loureiro, salientou a importância desta parceria, que se espera que possa atrair visitantes à região. “São percursos de extremo valor, importantíssimos para atrair visitantes aos territórios”, referiu.

Armando Loureiro destaca ainda o aumento exponencial de visitantes de áreas protegidas, frisando que é necessário precaver que só são autorizadas as actividades que garantem a preservação dos espaços naturais. “Este tipo de trilhos não é compatível com um número muito elevado de visitantes. Nós temos tido cada vez mais pedidos para visitas a este tipo de áreas, como a de Montesinho, da ordem das 400, 500 pessoas, ora isso não é, de todo, compatível com este números, até porque não há capacidade sequer de receber um número tão elevado de pessoas. Nós (ICNF) acreditamos que estes destinos são de qualidade e por isso, o público alvo são visitantes com poder de compra e esses são por norma estrangeiros”, salientou.

Além dos percursos, a União de Freguesias de São Julião de Palácios  e Deilão inaugurou o Centro de convívio da aldeia de Caravela, aldeia anexa desta freguesia.

Na cerimónia, foi lida aos presentes a história e origem destas aldeias, bem como a toponímia, que remete para um dialecto oriundo do leonês. Seguiu-se ainda uma homenagem aos antigos presidentes da junta. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário