Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Bragança homenageou figura e obra de Monsenhor José de Castro

A figura e a obra de Monsenhor José de Castro foram homenageadas na passada  sexta-feira, num congresso promovido pela Diocese de Bragança-Miranda e o Município de Bragança. A iniciativa, que assinalou a passagem pelos 50 anos da morte do antigo presbítero, historiador e investigador brigantino, contou com a colaboração da Universidade Católica Portuguesa e da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares e a Globalização, da Universidade Aberta.
O Teatro Municipal de Bragança acolheu investigadores de várias universidades, padres e representantes da igreja e outros interessados em saber mais sobre o percurso biográfico e o legado cultural desta personalidade da história portuguesa contemporânea.

Um dos investigadores que mais atenção tem dedicado ao tema é Henrique Pereira da Universidade Católica, que fez parte da comissão organizadora do congresso.

O professor da Escola das Artes, no Porto, lamenta que a figura de Monsenhor José de Castro esteja ainda um pouco esquecida. “A obra vai sendo, felizmente, consultada, investigada, citada… A maior parte das pessoas que o faz, está longe de imaginar que este homem é de Bragança. É uma figura esquecida. Bastaram apenas cinquenta anos para que esta figura se perdesse nas brumas da nossa amnésia colectiva. Felizmente, temos uma aliança entre a diocese de Bragança-Miranda e a Câmara Municipal, com a universidade Católica, e acho que temos condições para reabilitar a figura, republicar a sua obra e publicar tanta coisa que falta publicar, em termos de inéditos. Aí termos a verdadeira latitude deste homem”, considera o investigador.

O ponto alto do congresso foi uma cerimónia que decorreu junto ao túmulo de Monsenhor José de Castro, no cemitério velho de Bragança.

Foi colocada uma lápide e corrigida a data da morte do homenageado.

No final da cerimónia, o bispo da diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro referiu à Brigantia que considerava esta uma “justa e necessária homenagem”.

Uma opinião partilhada pelo presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, que deixou em aberto a possibilidade de vir a desenvolver um novo projecto que sirva para perpetuar a memória de Monsenhor José de Castro. “Pode ser um equipamento interessante sob o ponto de vista cultural”, referiu o autarca, sem revelar mais pormenores.

A cerimónia de homenagem a Monsenhor José de Castro contou ainda com a presença do bispo emérito da Diocese de Bragança-Miranda D. António Montes Moreira. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário