Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

"Monumentos Norte de Portugal" já possuem guia de promoção turística

"Monumentos Norte de Portugal” é o mais recente trabalho de promoção turística que a Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP) apresenta hoje 13 dezembro, às 15h30, em Cabeceiras de Basto, na Casa do Tempo.
Castelo de Ansiães
É mais uma proposta para dar a conhecer o território através dos seus aspetos diferenciadores. Desta vez, uma sugestão de visita através dos Monumentos do Norte, desenvolvida em parceria com a Direção Regional da Cultura do Norte, no que respeita à organização, seleção e estruturação de conteúdos. 

Ser monumento nacional e ter asseguradas as condições necessárias à visitação pública foram os critérios básicos para integrar esta brochura. São 128 monumentos a descobrir em 74 municípios do Porto e Norte de Portugal. 

"Pretende-se, com este guia, dar maior visibilidade aos monumentos classificados mais representativos do nosso território, potenciar a visita ao longo de todo o ano, promovendo a dinamização e a coesão económica e cultural. A primeira edição foi lançada em 2012, com 41 municípios e 60 monumentos. Esta versão atualizada contempla um maior número de municípios, maior abrangência territorial e mais do que duplica o número de monumentos, o que revela a importância que os nossos parceiros no território atribuíram a este modo de promoção do destino ao dotarem os monumentos das condições para cumprimentos dos critérios base que permitiu inclui-los”, adianta o presidente da TPNP, Melchior Moreira. 

Para o Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, a edição desta brochura constitui "mais um excelente instrumento de promoção dos monumentos a Norte”, sendo esta entidade responsável pela gestão direta de largas dezenas de monumentos, entre mosteiros, castelos, igrejas ou sítios arqueológicos. 

Herdeira da gestão de um legado patrimonial e imaterial inigualável, a DRCN tem sabido estabelecer parcerias e aproveitar sinergias resultantes da articulação com o poder local e a sociedade civil, estratégia que resultou, nomeadamente, "na requalificação, reconversão e valorização de um importante espólio patrimonial, mas igualmente num acréscimo significativo do número de visitantes ao longo dos últimos anos”, sublinha. "A oferta é vasta e a economia da cultura tem vindo a afirmar-se a Norte, território geográfico com características únicas e onde, por exemplo, existem quatro locais classificados como Património Mundial pela UNESCO: o Centro Histórico do Porto, o Centro Histórico de Guimarães, o Alto Douro Vinhateiro e o Sítio de Arte Rupestre Pré-Histórica do Vale do Côa”, sustenta o Diretor Regional de Cultura do Norte.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário