A câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta está a preparar para os próximos meses alguns eventos de promoção do território, exemplo disso são o mercado medieval e a feira internacional do livro, já projectados.
Será promovido, em Maio, o primeiro mercado medieval de Freixo. A presidente do município, Maria do Céu Quintas, considera que o centro histórico da vila é um local privilegiado para acolher este tipo de recriação histórica, que propõe uma viagem até ao reinado de Dom Dinis, tendo como tema a poesia medieval com as cantigas de Amigo e de Amor.
O objectivo destes eventos é promover o património arquitectónico e atrair mais visitantes ao concelho.
A autarca salienta que o executivo sempre procurou uma estratégia que promovesse o território e “que aproveitasse as mais-valias do património”.
“Vamos ter em Maio o nosso primeiro mercado medieval, algo que as pessoas têm vindo a pedir e que vai servir para promover todo o centro histórico”, salienta Maria do Céu Quintas.
Outro dos eventos organizados para projectar o município é o Festival Internacional Literário pretende homenagear o autor Guerra Junqueiro, natural desta Vila Transmontana. Este festival terá uma projecção a nível internacional, no qual “marcarão presença vários autores e agrupamentos de escolas nacionais e internacionais que de alguma forma estão ligados a Guerra Junqueiro. Serão organizados debates, exposições de temas artes, tudo subordinado à vida do poeta”, destaca a autarca de Freixo.
A promoção de terras de Guerra Junqueiro está ainda patente no novo site do município de Freixo de Espada à Cinta, que terá uma ligação para uma página vocacionada para o turismo. Em preparação está ainda uma aplicação que poderá ser utilizada pelos turistas que pretendam visitar o concelho e que deverá estar disponível no início do próximo mês de Março, a tempo da comemoração das Amendoeira em Flor.
Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário