Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O que faz de Rio de Onor uma candidata ao título de Aldeia Maravilha ?

O concurso da RTP para encontrar as sete maravilhas entre as aldeias de Portugal continua a decorrer, este Domingo realiza-se a última semifinal que vai escolher as duas mais belas aldeias do país localizadas em áreas protegidas. Esta é uma distinção que pretende promover as terras premiadas, atraindo mais turistas a cada local. Ainda há uma aldeia do distrito a concorrer. E o que faz de Rio de Onor uma candidata ao título de Maravilha?
É em pleno parque natural de Montesinho, numa das margens do Rio Onor e envolvida por uma natureza imensa de espécies de fauna e flora diversificadas, que se espalham as casas típicas de xisto serranas da aldeia de Rio de Onor. 
A povoação raiana, do concelho de Bragança, foi uma das seleccionadas para concorrer às 7 maravilhas-Aldeias de Portugal e concorre na categoria de áreas protegidas.
Em Rio de Onor a notícia foi recebida com algum entusiasmo mas sem surpresa, segundo José Carlos Valente, presidente da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor. “Para nós que somos da terra, já consideramos isto uma maravilha mas claro que recebemos a nomeação para concurso com muita felicidade e entusiasmo”, diz.
Os motivos para a eleição, são muitos. Entre eles, “a hospitalidade dos habitantes” que o presidente da junta considera ser “a maior riqueza.”
As paisagens bucólicas que envolvem a aldeia e a presença abundante de veados e de outros animais selvagens, são um chamariz de turistas, vindos de todo o mundo, mas principalmente de Espanha, atraídos pelas sensações que a montanha oferece.
“ Temos muitos visitantes diários e principalmente ao fim-de-semana, que querem experimentar o turismo em contacto com a natureza e aproveitar para relaxar e aqui encontram o lugar ideal, com todo o conforto, calma e beleza que procuram”, explica José Carlos Valente.
Rio de Onor é também rico em património cultural como a Ponte Romana, a Igreja Matriz, o forno, a forja e os moinhos comunitários. Destaque ainda para a agricultura familiar, o artesanato, com peças de cestaria e carpintaria, e a gastronomia onde se destacam os saborosos enchidos e os pratos como as casulas e o butelo.
Rio de Onor é uma terra de tradições ancestrais, de que fazem parte a Festa dos Reis e um ritual da puberdade no qual participam os rapazes solteiros. Têm ainda um dialecto próprio, o rionorês, uma mistura do castelhano e do português e que, ainda hoje, é falado na aldeia.
É assim uma das três aldeias semifinalistas do distrito de Bragança que se for uma das mais votadas na gala da RTP de Domingo à noite vai acompanhar Podence, Macedo de Cavaleiros, até à final, onde podem conquistar o título de Maravilha de Portugal. 

Escrito por Brigantia
Débora Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário